Desafios e contribuições da experimentação na formação inicial de professores de química

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Data

2018-01-03

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

A experimentação é um dos principais fundamentos para levar a compreensão dos complexos conceitos químicos, por isto a temática necessita ser discutida desde o processo de formação inicial de professores desta disciplina. O estudo objetivou investigar as dificuldades e contribuições que a experimentação proporcionou durante a licenciatura em química do IFMT Campus Confresa. A pesquisa é descritiva e exploratória, cuja abordagem é qualitativa. Sua realização se estendeu desde novembro de 2016 até março de 2017. Inicialmente fez-se busca no Projeto Pedagógico de Curso para verificar a ênfase dada a experimentação. Formulários eletrônicos foram utilizados para coletar dados com onze professores formadores e com dezenove egressos desse curso. Para analisar esses resultados, utilizou-se a análise de conteúdos. As principais dificuldades encontradas foram: poucas aulas experimentais, falta de materiais, infraestrutura, despreparo dos professores formadores. As principais contribuições da experimentação relatadas foram: a compreensão dos conceitos teóricos, a construção de habilidades para ensinar e a complementariedade entre teoria e prática. Logo, a experimentação proporciona construir saberes docentes tanto no campo conceitual como no campo didático e proporciona aos futuros professores poderem explorar as atividades experimentais no decorrer de aulas que ministrarem para ensinar química. Palavras-chave: Licenciatura. Dificuldades. Contribuições. Experimentos.

Descrição

Palavras-chave

Licenciatura, Dificuldades, Contribuições, Experimentos

Citação

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