Formação de professores na perspectiva reflexiva: panorama da produção acadêmica da área de educação para ciências e a matemática

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2018-01-03

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

A reflexão sobre a prática docente tem se consolidado como eficiente abordagem na formação crítica de professores. Assim, o presente trabalho tem por objetivo realizar um levantamento de teses e dissertações no Brasil, que compartilham dos pressupostos da reflexão sobre o fazer, desenhado pela cultura reflexiva, no qual Donald Schön (1992) se destaca. Para alcançar este objetivo desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica (LIMA; MIOTO, 2007; GIL, 2010), utilizando o Catálogo de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a busca e seleção das produções. A análise resultou na leitura de trabalhos 89 resumos, sendo 25 da área de concentração de Ensino de Ciências e Matemática, que culminaram em 6 eixos temáticos. Verificou-se nos eixos uma gama de assuntos que caminharam sob duas frentes principais: a primeira que discute um ideal de professor que reflete, utilizando Donald Schön como referência; e a segunda que por meio de práticas, atividades e dinâmicas, que buscam construir esta formação reflexiva junto aos licenciandos/professores. Palavras chave: Revisão bibliográfica. Formação de professores. Donald Schön.

Descrição

Palavras-chave

Revisão Bibliográfica., Formação de Professores, Donald Schön

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