O estágio supervisionado na formação inicial dos licenciandos em ciências biológicas da Universidade Federal do Amapá –Unifap (Campus Oiapoque)
Arquivos
Data
2019-01-13
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
o estágio supervisionado o futuro professor de Ciências e Biologia tem o ensejo para ensinar para os alunos saberes adquiridos durante a formação inicial. O presente estudo tem por objetivo analisar os relatos de experiência presentes nos relatórios de Estágio Supervisionado I (séries finais do Ensino Fundamental) dos alunos da primeira turma do curso superior em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP – Campus Oiapoque. Foram analisados 17 relatórios oriundos de um período de observação e regência equivalente a 100 horas de um total de 210 horas. O estágio ocorreu em duas das quatro escolas que oferecem a modalidade Ensino Fundamental, no município de Oiapoque, no horários matutino, vespertino e noturno. Os acadêmicos encontravam-se no sétimo semestre de um total de oito necessários para a integralização da graduação. As experiências e práticas observadas pelos acadêmicos foram registradas em diários de campo para que ao final do período pudessem servir como base para formulação dos relatórios. Tendo em vista a utilização apenas do material escrito (relatórios) este estudo teve caráter documental e para inferências utilizou-se o método de análise de conteúdo de Bardin. Após a análise das unidades identificou-se no texto o reconhecimento dosacadêmicos como importante no processo de formação de professores de Ciências e Biologia. Considera-se ainda, que as experiências oriundas do Estágio Supervisionado I se configuram como fonte de pesquisa e reflexão que podem ser utilizados para a melhoria dos processos didático-metodológicos que constituem os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas.
Palavras-chave: Formação docente; saberes docentes; Ensino de Ciências.
Descrição
Palavras-chave
Formação Docente, Saberes Docentes, Ensino de Ciências
Citação
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
FERNANDES, C. M. B.; FERNANDES, S. R. de S. As questões da prática pedagógica como componente curricular nas licenciaturas. Anais 28ª Reunião Anual da Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), Caxambu (MG), 2005.
Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019
ISSN: 1984-7505
134
GARCIA, J. Indisciplina na escola: uma reflexão sobre a dimensão preventiva. Revista Paranaense de Desenvolvimento. Curitiba, n. 95, jan./abr. 1999,
GAUTHIER, C., MARTINEAU, S., DESBIENS, J. F., MALO, A., & SIMARD, D. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.
LOPES. F. M. A construção dos saberes docentes e a relação de identificação no estágio supervisionado de biologia. 2007. 157 f. Dissertação (Mestrado em ensino de ciências e matemática). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.
LUKAS, L. B.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. Axiologia e a formação inicial de professores de Biologia. Investigações em Ensino de Ciências. v.18. n.3, 2013.
MANRIQUE, A. L., PERENTELLI, L. F. Um estudo sobre a prática como componente curricular em cursos de licenciatura em matemática. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., 2008, PUC-PR. Anais... Curitiba: Champagnat, 2008.
MIRANDA, E. D. S. A influência da relação professor- aluno para o processo de ensino-aprendizagem no contexto afetividade. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MOSTRA DE PÓS GRADUAÇÃO, 8., FAFIUV, 2008. União da Vitória, PR. Anais eletrônicos...
MONTEIRO, A. M. A prática de ensino e a produção de saberes na escola. In: CANDAU, V. M. (org). Didática, currículo e saberes escolares. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
OLIVEIRA, V. D. R. B., GARAVELHO, C. R. G., MIGUEL, M. M. B., NASCIMENTO, E. G. A prática pedagógica e a formação de professores de Ciências e biologia: uma experiência em construção. IN: VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, UFRJ-RJ, 2007.
PANIAGO, R. N.; SARMENTO, T.J. O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros. Revista Educação em Questão, Natal, v. 53, n. 39, p. 76-103, set./dez. 2015
PIMENTA, S. G. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
REGO, T. C. R. A indisciplina e o processo educativo: uma análise na perspectiva Vygotskiana. In: AQUINO, J. G. (org). Indisciplina na escola alternativas teóricas e práticas. 13. ed. São Paulo: Summus, 1996.
Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019
ISSN: 1984-7505
135
ROCHA, W. K. S.; CARMO, E, M.; SANTOS, M. C. P. A contribuição do estágio supervisionado para a formação profissional do professor de ciências e biologia. Revista SBEnBio. N.07, 2014.
SANTOS, C. F.; NUNES, M. F. A indisciplina no cotidiano escolar. Candombá - Revista Virtual. v. 2, n. 1, p. 14-23, jan./ jun. 2006.
SILVA, T. G. R., DUSO, L. Prática pedagógica como componente curricular: uma avaliação dos alunos do curso de ciências biológicas da UFSC. IN: V ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 2011, UEL-PR.
TARDIF, M. Saberes Profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, 2000.
TERRAZAN, E.A., DUTRA, E. F., WINCH, P. G., SILVA, A. A. Configurações curriculares em cursos de licenciatura e Formação identitária de professores. IN: VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2007, UFRJ-RJ.
TOLENTINO, P. C.; OLIVEIRA, L. A.; SOUZA, R. D. A prática como componente curricular no processo formativo de professores de ciências e biologia: concepções e realidade. Revista SBEnBio. N.07, 2014.
VILELA, M. L. Dimensões formativas em confronto na prática de ensino escolar: uma investigação de percursos de licenciandos das Ciências Biológicas. 2008. 257 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2008.
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto