Uma proposta e cinco análises de livros didáticos de química do ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Considering that didactic books have a significant role for the teaching of chemistry, being valued as material to support teachers and capable of promoting reflection on various aspects of the reality of the student, this article aims at providing a practical, easy and efficient way of analyzing didactic books, presenting and reflecting, through a criterion analysis about five didactic books, how this material can interfere directly and indirectly in the formation of the subject. The data were collected through a 4-axis analysis and interpreted through categories and calculations. In the end, it was verified that the books analyzed present characteristics appropriate to learning, since they provide qualification to the teaching and learning processes in a dynamic, contextualized and interdisciplinary way. Keywords: Didactic Book. Critical Analysis. Chemistry Teaching

Descrição

Citação

BATISTA, F. R. Química: ensino médio. 1ª série. Curitiba: Positivo, 2010. Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 200 BERG, K. C. M. A leitura dos textos presentes nos livros didáticos. In: Jornada do núcleo de ensino de Marília, III. Marília, SP, 2004. Resumos de... Marília: núcleo de ensino de Marília, 2004. BITTENCOURT, C. M. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005. BIZZO, N. Reflections upon a national program assessing Science textbooks: what is the importance of content in Science education? IOSTE SYMPOSIUM, 10. Proceedings... Foz do Iguaçu, 2002. p. 710-720. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília, 2013. BRASIL, Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2008: Ciências. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2007. CISCATO, C. A. M.; PEREIRA, L. F.; CHEMELLO, E. Química Geral. 1a Ed. São Paulo, Moderna, 2015. CORAZZA, S. M. Construtivismo pedagógico como significado transcendental do currículo. Coleção Educação. São Paulo. 2001. DÍAZ, O. R. A atualidade do livro didático como recurso curricular. Linhas Críticas. Brasília. v.17, n.34, set./dez. 2011. JOLY, M. Introdução à análise da imagem. 6ª. ed. Campinas: Papirus,1996. GAMBARINI, C., BASTOS, F. A utilização do texto escrito por professores e alunos nas aulas de Ciências. In: NARDI, R., ALMEIDA, M. J. P. Analogias, leituras, modelos no Ensino de Ciência: a sala de aula em estudo. São Paulo: escrituras, 2006. GÉRARD, F. M.; ROEGIERS, X. Concevoir et évaluer des manuels scolaires. Bruxelas. De Boeck-Wesmail, 1993. GIRALDELLI, C. G. C. ALMEIDA, M. J. P. Leitura coletiva de um texto de literatura infantil no ensino fundamental: algumas mediações pensando o ensino de Ciências, 2007. LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, n. 69, v. 16, jan./mar. 1996. LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. Ed. Cortez, São Paulo-SP, 2004. MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química - Ensino Médio. 2. ed. – São Paulo: Scipione, 2013. NÚÑEZ, I. B. et al. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de Ciências. Revista Iberoamericana de Educación, v. 33, n. 1, p. 1-11, 2003. Disponível em: http://www.darwin.futuro.usp.br/. Acesso em: 1 abr. 2017. Manaus | v.12 | n.25 | jan-jun| 2019 ISSN: 1984-7505 201 NÓBREGA, O.; SILVA, E.; SILVA, R. Química. Vol. único. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2005 PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000. PERUZZO, F.; CANTO, E. Química na abordagem do cotidiano. 1: Química Geral e Inorgânica. 4 ed. São Paulo. Moderna, 2010. ROMANATTO, M. C. O Livro Didático: alcances e limites, 2008. SANTOS, W.; MÓL, G. Química Cidadã. 2. ed. São Paulo: AJS, 2013. SANTOS, W. L.; CARNEIRO, M. H. S. Livro Didático de Ciências: Fonte de informação ou apostila de exercícios. Contexto e Educação: Ano 21. Jul/dez, Ijuí: Editora Unijuí. 2006. SIGANSKI, B. P.; FRISON, M. D.; BOFF, E. T. O. O livro didático e o ensino de ciências, 2008. Anais... Florianópolis, ENEQ. 2008. VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O Livro Didático de Ciências no Ensino Fundamental – proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto