Ensino de química na educação de jovens e adultos contribuições e limites de proposta educacional
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Data
2019-08-13
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Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Neste trabalho são analisados contribuições e limites de uma proposta educacional para o Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos, com base nos princípios formativos de Paulo Freire e Jürgen Habermas, destacando os conceitos de diálogo, problematização e entendimento. O desenvolvimento dessa proposta agrega a pesquisa com ênfase qualitativa envolvendo três etapas, em Curitiba, estado do Paraná, em 2015. A primeira etapa foi destinada a conhecer condições e características dos sujeitos envolvidos nas ações educativas. Na segunda etapa, com o reconhecimento de situações-limites, foram desenvolvidas atividades educacionais e materiais didáticos. Na terceira etapa, após o desenvolvimento das ações educativas, foram realizadas entrevistas com os participantes. Os dados foram analisados conforme Análise de Conteúdo. No que concerne às contribuições dessa proposta, destacam-se o diálogo, a problematização e a busca por entendimento. Contudo, foram identificados limites relacionados à percepção de alguns estudantes sobre esse processo.
Palavras-Chave: Educação de Jovens e Adultos. Ensino de Química. Diálogo. Problematização. Entendimento.
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Palavras-chave
Educação, Jovens e Adultos, Ensino de Química, Diálogo, Problematização
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