A relação entre a história da ciência no ensino de biologia e seu descompasso em relação à prática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Neutral visions, misconceptions and the epistemology both teachers and students about the nature of science became the scientific tradition into an isolated community of genius, linear and decontextualized. The History and Philosophy of Science arise aiming to aid in the understanding of science and to reveal knowledge beyond the default phenomena and barriers passed over the years by traditional education, providing a holistic view of the social, political and philosophical aspects of this field. In this sense, the initial training takes an important role in ensuring the requirements of the legislation on the inclusion of disciplines focused on epistemology and History of Science in the curriculum of training courses. Therefore, this study aimed to understand the knowledge of formed biologists about science and their attitudes regarding the use of History of Science in education. We applied a closed questionnaire to 15 biologists as research subjects and the data from this questionnaire were quantitatively analyzed. It was possible to observe that subjects attach great value to the History and Philosophy of Science, on the other hand, their responses suggest an inconsistency with practice according as they demonstrate insecurity or lack significant for its use in the classroom. Key words: epistemology. science. conceptions. historical context. teachers. teaching.

Descrição

Citação

BATISTA, I.L.; NASCIMENTO, E.G. União da História da Ciência com o Vê de Gowin: um estudo na formação de professores das séries iniciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.11, n.2, p. 41-66, 2011. BENEVIDES PEREIRA, A.M.T. et al. Avaliação da atitude de docentes do ensino médio frente ao uso da História da Ciência em sua prática didática. 2008. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/550_612.pdf> Acesso em: 21 abril 2013. BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 2000. CARNEIRO, M.H.S.; GASTAL, M.L. História e Filosofia das Ciências no Ensino de Biologia. Ciência & Educação. v.11, n.1, p. 33-39, 2005. CUNHA, A.M.O.; KRASILCHIK, M. A formação continuada de professores de ciências: percepções a partir de uma experiência. In: Reunião Anual da ANPED, 23a, 2000, Caxambú. Anais... Caxambu: Anped, 2000. EL-HANI, C.N. Notas sobre o Ensino de História e Filosofia das Ciências na Educação Científica de Nível Superior. In: SILVA, C. C. Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006. FERREIRA, A.M.P.; FERREIRA, M.E.M.P. A História da Ciência na formação de professores. Revista História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v.2, p.1-13, 2010. GATTI, S.R.T.; NARDI, R. História e a filosofia da ciência no ensino de física: análise de práticas pedagógicas realizadas em atividades de formação continuada de professores. In: VII ENPEC, Florianópolis, 2009. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/778.pdf>. Acesso em: 20 abril 2013. HÖTTECKE, D. HIPST - History and Philosophy in Science Teaching: A European Project. Science & Education, v.21, n.9, p. 1229-1232, 2012. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 41 Rev. ARETÉ | Manaus | v.7 | n.14 | p.31-42 | jul-dez | 2014 KLEPKA, V. História da Ciência como instrumento de reflexão metodológica no ensino de Biologia. Dissertação. 195 f. 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, 2014. LEITE, C.M.P. Epistemologia e historia da ciência em ecologia: o passo inicial na formação do ecólogo. Debates, RBPG, Brasília, v.7, n.14, p. 455 - 473, 2010. LUCAS, L.B.; BATISTA, I.L. Construção e aplicação de uma sequencia didática para o ensino de evolução biológica, segundo aportes axiológicos e epistemológicos da biologia. In: V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências do International Council of Associations for Science Education (ICASE), Comunicação, 2011. MATTHEWS, M. R. Science Teaching: the role of history and philosophy of science. Routledge: New York, 1994. NASCIMENTO, E.G. O uso da História da Ciência e do Vê de Gowin: uma proposta de educação científica para professores das séries iniciais do ensino fundamental. 2008. 242 f. Dissertação em Educação em Ciências e Matemática. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008. ORION, N. Changes in perceptions and attitudes of pre-service post-graduate secondary school science teachers. International Journal Science Education, v.18, n.5. p.577-599, 1996. PEREIRA, A.I.; AMADOR, F. A História da Ciência em manuais escolares de ciências da natureza. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, v.6, n.1, p. 191-216, 2007. PESSOA JÚNIOR, O. Quando a abordagem histórica deve ser usada no Ensino de Ciências? Ciência & Ensino. v.1, set, 1996. SCOARIS,R.C.O. Construção de um instrumento de avaliação de atitudes frente a História da Ciência e sua utilização no ensino. Dissertação. 242 f. 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, 2007. REIS, A.S.; SILVA, M.D.B.; BUZA, R.G.C. O uso da História da Ciência como estratégia metodológica para a aprendizagem do ensino de química e Biologia na visão dos professores do ensino médio. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v.5, p. 1-12, 2012. RIVERO, A.; WAMBA, A.M. Naturaleza de la ciência y construcción del conocimiento científico. La naturaleza de la ciencia como objetivo de enseñanza. In: CAÑAL, Pedro. (coord.) Biología y Geología. Complementos de formacíon disciplinar. Vol. 2. Espanha: Editora Graó, 2011. 212p. ROCA, A.R.; GRAPÍ-VILUMARA, P. Antoni Quintana-Marí (1907-1998): a Pioneer of the use of history of science in science education. Science & Education, v.19, n.9, p. 925- 929, set. 2010. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 42 Rev. ARETÉ | Manaus | v.7 | n.14 | p.31-42 | jul-dez | 2014 ROCA-ROSELL, A.; SCHNEIDER, H. The Value of History of Science as a Medium for the Integral and Specific Education of the Individual. Science & Education, v.19, n.9, p. 919-923, mar. 2010. SANTANA, E. R. Relatos dos professores de ciências sobre a natureza da ciência e sua relação com a história e a filosofia da ciência. São Paulo, 2009. 171 f. Dissertação (Mestrado) Universidade de São Paulo. TAKAHASHI, B.T; BASTOS, F.Quais saberes são mobilizados para superar as lacunas na formação inicial referente à História da Ciência? Revista de Enseñanza y Aprendizaje de las Ciências, Góndola, v.6, n.2, p. 63- 70, dez, 2011.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto