As concepções de estudantes da pós-graduação sobre a importância da experimentação no ensino de ciências
Carregando...
Arquivos
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
This study aims to investigate the conception of graduate students in science education about the use of experimentation with alternative materials in practical classes, in order to contribute to the teaching and learning of Science in basic education. This research was carried out in 2014 in the chemistry laboratory of the State University of Roraima, during the classes of the subject "Experimentation in Science Education" with the participation of 8 graduate students from the areas of Chemistry, Physics, and Pedagogy. The activity consisted of the development of two experiments, which addressed concepts were discussed based on previous knowledge of the participants. After the activity, a questionnaire was applied, which analysis revealed the importance of experimental classes in a participatory and meaningful learning perspective. The results showed that most of the material was considered interesting and the use of experimentation is an important activity for the teaching-learning process.
Keywords: Science teaching. Teaching-learning. Laboratories.
Descrição
Palavras-chave
Citação
AXT. R.; MOREIRA, M. A. O ensino experimental e a questão do equipamento
de baixo custo. Porto Alegre, vol. 13. dez /1991. p. 97- 103. Disponível em:
<http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol13a08.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2014.
ESPINOZA, A. M. Ciências na escola: novas perspectivas para a formação dos
alunos. Tradução Camila Bogéa São Paulo: Ática, 2010.
GIORDAN, M. O papel da Experimentação no Ensino de Ciências. química nova
na escola. n.10, p.43-49, 1999. Disponível em:
<http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/pesquisa.pdf>. Acesso em: 9 jan. 2015.
GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: caminhos e
descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola. v.31,
n.3, p.198-202,2009. Disponível em:
<http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc31_3/08-RSA-
4107.pdf >. Acesso em: 5 jan. 2015.
LABURÚ, C. E. Fundamentos para um Experimento Cativante. Caderno
Brasileiro de Ensino de Física, v.23, n.3, p. 382-404, 2006.
MATEUS, A. L. Química na cabeça: experiências espetaculares para você fazer em
casa ou na escola. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
SERAFIM, M. C. A falácia da dicotomia teoria-prática. Rev. Espaço Acadêmico,7.
Disponível em: <www.espacoacademico.com.br/007/07mauricio.htm>. 2001. Acesso
em: 18 jun. 2015.
Sociedade Brasileira de Química. A química perto de você: experimentos de baixo
custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio. / Organizador: Sociedade
Brasileira de Química. – São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010. 146p. il.
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto