As concepções de estudantes da pós-graduação sobre a importância da experimentação no ensino de ciências
Arquivos
Data
2016-01-14
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Este trabalho teve por objetivo investigar a concepção de estudantes da pós-graduação em ensino de ciências sobre o uso de experimentação com materiais alternativos, no intuito de colaborar com o ensino-aprendizagem na educação básica. A pesquisa ocorreu no ano de 2014 no laboratório de química da Universidade Estadual de Roraima, durante as aulas da disciplina “A experimentação no Ensino de ciências”, com a participação de 08 estudantes, com formações nas áreas de química, física e pedagogia. A atividade consistiu na demonstração de dois experimentos, cujos conceitos abordados foram debatidos a partir dos conhecimentos prévios dos sujeitos. Após a atividade aplicou-se um questionário, com o qual comprovou-se a importância das aulas experimentais numa perspectiva de aprendizagem participativa e significativa. Os resultados obtidos demonstraram que grande parte do material foi considerado interessante e que o uso da experimentação é uma atividade importante para o processo ensino-aprendizagem. Palavras-chave: ensino de ciências. ensino-aprendizagem. laboratório.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de Ciências, Ensino-Aprendizagem, Laboratório
Citação
AXT. R.; MOREIRA, M. A. O ensino experimental e a questão do equipamento
de baixo custo. Porto Alegre, vol. 13. dez /1991. p. 97- 103. Disponível em:
<http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol13a08.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2014.
ESPINOZA, A. M. Ciências na escola: novas perspectivas para a formação dos
alunos. Tradução Camila Bogéa São Paulo: Ática, 2010.
GIORDAN, M. O papel da Experimentação no Ensino de Ciências. química nova
na escola. n.10, p.43-49, 1999. Disponível em:
<http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/pesquisa.pdf>. Acesso em: 9 jan. 2015.
GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: caminhos e
descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola. v.31,
n.3, p.198-202,2009. Disponível em:
<http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc31_3/08-RSA-
4107.pdf >. Acesso em: 5 jan. 2015.
LABURÚ, C. E. Fundamentos para um Experimento Cativante. Caderno
Brasileiro de Ensino de Física, v.23, n.3, p. 382-404, 2006.
MATEUS, A. L. Química na cabeça: experiências espetaculares para você fazer em
casa ou na escola. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
SERAFIM, M. C. A falácia da dicotomia teoria-prática. Rev. Espaço Acadêmico,7.
Disponível em: <www.espacoacademico.com.br/007/07mauricio.htm>. 2001. Acesso
em: 18 jun. 2015.
Sociedade Brasileira de Química. A química perto de você: experimentos de baixo
custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio. / Organizador: Sociedade
Brasileira de Química. – São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010. 146p. il.
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto