Laboratório multidisciplinar de Ciências e Física possibilidadede ensino nas escolas de Parintins, AM
Arquivos
Data
2014-11-02
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Esta pesquisa foi realizada em duas escolas públicas do município de
Parintins/AM. A pesquisa teve por objetivo analisar a metodologia dos professores no ensino
de Ciências e Física e a utilização do Laboratório Multidisciplinar de Ciências e Física nas
Escolas de ensino básico em Parintins/AM. O estudo teve como base a pesquisa
bibliográfica, trabalho de campo e diagnóstico nas escolas que possuem os Laboratórios de
Ciências especificamente a Física, treinamento e uso do laboratório no ensino e
aprendizagem dos alunos do ensino fundamental. Assim, foi realizada entrevista com
professores e aplicado questionário com alunos. Os resultados obtidos mostraram a
diferença entre uma escola que possui o laboratório e outra que apenas utiliza os quites no
ensino de Ciências, apresenta também a dificuldade das escolas em conservar os materiais
de experimentos, e ainda foi identificado que os professores utilizam parcialmente o
laboratório para o ensino de Ciências e Física na escola.
Palavras-Chave: Laboratório Multidisciplinar. Ensino de Ciências e Física. Metodologia do
professor.
Descrição
Palavras-chave
Laboratório Multidisciplinar, Ensino de Ciências, Ensino de Física, Metodologia do Professor
Citação
BORGES, A. T. Novos Rumos para o Laboratório Escolar de Ciências. Caderno. Brasileiro. Ensino de Física, v.19, n.3, p.291-313, Dez. 2002. CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: artemed, 2007. CRUZ, J. B. Experiências de Laboratório: Curso técnico de formação para os funcionários da educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2009. FARIAS, A. J. O. A construção do laboratório na formação do professor de Física. Caderno Catarinense. Ensino de Física, Florianópolis, v.9, n.3, p.245-251, dez.1992. FERREIRA, L. C. Laboratório “Despertar” de Física: nova proposta para o Ensino Médio em Manaus. Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado do Amazonas, 2010. GIL, A .C. Como elaborar projetos de pesquisa 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. REZENDE, F; OESTERMANN, F. A pratica do professor e a pesquisa no ensino de Física: Novos elementos para repensar esta relação. Caderno Brasileiro. Ensino de Física, v.22, n.3, p.316-337, dez. 2005. SERÉ, M. G; COELHO, S. M; NUNES, A. D. O papel da experimentação no ensino de Física. Caderno Brasileiro. Ensino de Física, Florianópolis, v.20, n.1, p.1-142, Abril. 2003. ZIMMERMANN, L. A importância dos laboratórios de ciências para alunos da terceira série do ensino fundamental. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2005.
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto