Experimento adaptado para estudantes com deficiência visual estudo da relação solubilidade versus temperatura

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Data

2016-02-19

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

A experimentação se constitui como um importante recurso pedagógico que pode auxiliar na construção de conceitos químicos, entretanto, a inclusão de estudantes com deficiência visual nestas atividades torna-se um desafio que vem avançando ao longo do tempo. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi adaptar um experimento envolvendo conceitos de solubilidade e temperatura para estudantes deficientes visuais da rede pública estadual de ensino de Boa Vista/RR, utilizando o Termômetro Acessibilidade (TA) que visa auxiliar a experimentação no ensino de química para deficientes visuais e auditivos. Os resultados mostraram que o experimento adaptado auxiliou na compreensão dos conceitos, estimulou o uso dos sentidos tato, audição e memória, tornando o aluno ativo no processo ensino-aprendizagem, bem como despertou o interesse por outras aulas práticas. Palavras chave: ensino de química; inclusão; experimentação.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de Química, Inclusão, Experimentação

Citação

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