O acompanhamento do programa ciência na escola para expansão da alfabetização científica no amazonas
Carregando...
Arquivos
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
scientific literacy is the mean by which we are able to know, and understanding the world around us. In this sense, the "Science in School" Program (PCE) aims the development of scientific literacy in the state of Amazonas. This study aims to monitor the development of PCE projects in the state of Amazonas and to research the internalization process of science in the state between 2014 and 2015. The methodology consisted of technical visits with the coordinators-teachers to verify the development of the projects. Furthermore, the team selected the cities where the Regional Coordinating Body (CR's) would be implemented. The Technical-Scientific and Motivational Monitoring (ATCM) was carried out with 167 teachers in 2014 and 253 in 2015. In order to facilitate the ATCM and to improve communication with teaches, 13 CR's were established to facilitate the process of internalization of Science. Keywords: Scientific projects. Science teaching. Scientific literacy
Descrição
Palavras-chave
Citação
BEZERRA, A. C.; MAGALHÃES, A. S.; OLIVEIRA, E. S.; BORDONI, C. V.;
MICHILES, D. E. F.; AIRES, R. S.; SANTOS, V. M. Trabalhando com microbiologia
no ambiente escolar. Anais Programa Ciência na Escola, v.3, n.1, p. 1-3, 2015.
CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Da Educação em Ciências às orientações
para o Ensino das Ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação,
v.10, n.3, p. 363-381, 2004.
Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505
ARTIGO
21
Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.13-22 | jan-jul | 2016
CATTAI, M. D. S.; PENTEADO, M. G. A formação do professor de matemática e o
trabalho com projetos na escola. Ciência & Educação, v.15, n.1, p. 105-120, 2009.
CHAIMOVICK, H. Brasil, Ciência, Tecnologia: alguns dilemas e desafios. Estudos
avançados 14 (40): 134-143, 2000.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí:
Editora Unijuí, 2000.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para inclusão social.
Revista Brasileira de Educação, n.22, p: 157-158, 2003.
DEMO, P. Educação Científica. Boletim Técnico do Senac, v.36, n.1. p. 15-25,
2010.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Disponível em:
<http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=130260>. Acesso em 30 de
Setembro de 2015.
FERRARO, J. L. S. Considerações metodológicas e práticas frente à realidade do
Ensino de Ciências. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v.8, n.16, p. 1-14,
2015.
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ.
Soc., v.31, n.113, p. 1355-1379, 2010.
LIMA, J. S.; VIANA, K.P.; SOUZA, R. T. B.; SILVA, A. G. L.; SILVA, A. P.;
BEZERRA, T. K. L. Etnomatemática: uma análise realizada no mercado Adolpho
Lisboa, Manaus, Amazonas, Brasil. Anais Programa Ciência na Escola, v.3, n.1, p.
47-52, 2015.
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries
iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n.1, p. 1-17, 2001.
MEDEIROS, A. B.; MENDONÇA, M. J. S. L.; SOUZA, G. L.; OLIVEIRA, I, P. A
importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista
Faculdade Montes Belos, v.4, n.1, p. 1-17, 2011.
MORAES, L. F. V.; SILVEIRA, S. F.; CASTELO BRANCO, N. S.; OLIVEIRA, N. G.;
MORAES, S. V. A relação do uso de certos recursos naturais em Manaus e a ação
humana sobre os mesmos. Anais Programa Ciência na Escola, v.3, n.1, p. 19-22,
2015.
NASCIMENTO, F.; FERNANDES, H. L.; MENDONÇA, V. M. O Ensino de Ciências
no Brasil: História, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR
On-line, n.39, p. 225-249, 2010.
NEHRING, C. M.; SILVA, C.C.; TRINDADE, J. A. O.; PIETROCOLA, M.; LEITE, R.
C. M.; PINHEIRO, T. F. As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o Ensino de
Ciências através de projetos. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v.2,
n.1, p. 1-18, 2002.
OLIVEIRA, E. C.; SILVA, N. R.; MOREIRA, A. S. M.; RODRIGUES, F. F.;
NASCIMENTO, P. G.; SANTOS, T. L.; CARVALHO, T. N. Inglês interativo: avaliação
de softwares e aplicativos como ferramentas educacionais no Centro Educacional de
Tempo Integral (CETI) Elisa Bessa Freire, Manaus-AM. Anais Programa Ciência na
Escola, v.3, n.1, p. 136-140, 2015.
Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505
ARTIGO
22
Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.13-22 | jan-jul | 2016
PEREIRA, R. G.; BARROSO, E. K. G.; SANTOS, A. M.; PENA, J. A.; LOPES, K. L.;
SOUZA, K. S.; BARATA, N. S. Os desafios rumo à destinação sustentável dos
resíduos sólidos recicláveis na comunidade Nossa Senhora de Fátima, Tarumã
Mirim, Rio Negro, Manaus. Anais Programa Ciência na Escola, v.3, n.3, p. 32-36,
2015.
SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática
social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v.12, n.36,
p. 474-550, 2007.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão
bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v.16, n.1. p. 59-72, 2011.
SILVA, S. G.; MANFRINATO, M. H. V.; ANACLETO, T. C. S. Morcegos: percepção
dos alunos do ensino fundamental 3º e 4º ciclos e práticas de educação ambiental.
Ciência & Educação, v,19, n.4, p. 859-877, 2013.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de
Educação, n.25, p. 5-17, 2003.
SORRENTINO, M.; TRABJE, R.; MENDONÇA, P.; FERRARO JUNIOR, L. A.
Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, v.31, n.2, p.285-
299, 2005.
ZURRA, R. M. O.; OLIVEIRA, E. S.; COSTA, M. O.; ALEIXO, M. F. K. Narrativas
populares: alternativa didática ao Ensino de Ciência. Revista Amazônica de Ensino
de Ciências, v.8, n.16, p. 90-103, 2015.
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto