Processos psicológicos na construção do conhecimento matemático
Carregando...
Arquivos
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
This study aims to analyze, and characterize the cognitive processes that intervene in the construction of geometric knowledge, and generate a theoretical and practical model that helps to understand them. With emphasis on the processes of visualization, reasoning, and construction, in particular the visualization (perceptual capturing), the image construction and its representation. The theoretical/empirical study that is proposed, is the result by analysis of the answers given by students of the elementary school, related to geometry problems. Keywords: Mathematics education. Geometry. Cognitive processes.
Descrição
Palavras-chave
Citação
AEBLI, H. Didática psicológica: aplicação à didática da psicologia de Jean Piaget. São Paulo: Editora Nacional, 1973. AUSUBEL, D. P. Psicología educativa: un punto de vista cognoscitivo. México: Trillas, 1976. DUVAL, R. La Geometría desde un Punto de Vista Cognitivo. Tradución Víctor Hernández y Martha Villalba. PMME-UNISON. 2001. ______. Ver e ensinar matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. São Paulo: PROEM, 2011.
Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505
ARTIGO
114
Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.100-114 | jan-jul | 2016
______. Semiósis y pensamiento humano: registros semióticos y aprendizajes intelectuales. Tradución Myriam Vega Restrepo. Santiago de Cali: Universidad del Valle, 2004. DUVAL, R. Les conditions cognitives de l’aprentissage de la géométrie: développment de lavisualisation, defférenciatión des raisonnements et coordination de leurs fontionnements. Annales de Didactique et Sciences Cognitives, IREM de Strasbourg v. 10, p. 5-53, 2005. FAINGUELERNT, E. K. Educação matemática: representação e construção em geometria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. MORETTI, M. T. Semiosfera do olhar: um espaço possível para a aprendizagem de geometria. Acta Scientiae, Porto Alegre, v.15, n.2, p. 289-303, 2013. PIAGET, J. A linguagem e o pensamento a criança. Tradução Manuel Campos 4 ed.. São Paulo: Martins Fontes, 1986. ______. Para compreende Piaget. Tradução Maria José J. G. de Almeida. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1974. ______. Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. ______. Pensamento e linguagem. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto