Olimpíada de ciências biológicas como ferramenta para o ensino de biologia no Alto Solimões, Amazônia Brasileira

Resumo

Realizamos pela primeira vez a Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) na Mesorregião do Alto Solimões. Avaliamos o desempenho de estudantes nessa prova e indicamos estratégias de ensino-aprendizagem de biologia e ciências naturais, aplicáveis à melhoria do desempenho de discentes e docentes do ensino médio na região. Utilizamos como referencial livros de biologia do ensino médio para categorizar e quantificar as 30 questões da prova da IX OBB quanto à área e conteúdo específico. A porcentagem de acertos dos estudantes foi relacionada por área de conhecimento, ano do ensino médio, curso técnico e diferenças foram avaliadas por testes de significância. O desempenho da maior parte dos estudantes na prova da IX OBB foi menor que 50%, ficando abaixo da média regional do Estado do Amazonas. A aplicação do conhecimento formal em aulas práticas nos laboratórios de ciências naturais, o desenvolvimento de projetos e as experiências extraclasses, foram as principais revisões das práticas didáticas empregadas por professores. Desde 2010 houve aumento no número de discentes e de docentes do Instituto Federal do Amazonas - IFAM envolvidos em projetos de extensão e de pesquisa; em 2012 iniciou-se o planejamento para implantação dos laboratórios que contemplam o ensino e a pesquisa em ciências da natureza. Com isso, esperamos uma retroalimentação positiva entre o processo de ensino-aprendizagem de biologia no IFAM. Essa nova dinâmica e infraestrutura deverá aportar cultura científica e extensionista aos cursos técnicos. Proporcionando assim, aos profissionais e estudantes, aplicarem seus conhecimentos em um contexto de articulação das escolas com a sociedade.Palavras–chave: Olimpíadas Científicas. Aprendizagem de Biologia. Ensino de Ciências. Educação.

Descrição

Palavras-chave

Olimpíadas Científicas, Aprendizagem de Biologia, Ensino de Ciências, Educação

Citação

CANTO, A. C. (org.). PTDRS - Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável da Mesorregião Alto Solimões. Amazonas - Manaus: Associação para o Desenvolvimento Agro Sustentável do Alto Solimões – AGROSOL, 2011. [172-] 1 CD-ROM. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino em Biologia. 4. ed. São Paulo: Editora USP, 2004. 200 p. LOPES, S.; ROSSO, S. Biologia. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 3 v. MARQUES, F. POLÍTICA C&T Educação: Eles gostam de ciência. In: Revista FAPESP. São Paulo, v.205, p. 32-37, junho 2013. BRASIL. Sistema de Informações Territoriais. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Governo do Brasil. Disponível em: <http://sit.mda.gov.br>. Acesso em: 14 out. 2012.

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