Práticas para o ensino da química e matemática no espaço não formal Bosque da Ciência
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Data
2014-05-09
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Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
A Amazônia, por sua fauna, flora, clima e riquezas minerais é um dos mais ricos e sofisticados laboratórios naturais do planeta, no entanto, é pouco explorada pelos professores de Matemática e Química, principalmente no ensino e aprendizagem nas primeiras séries dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Levar o aluno a um contato direto com a natureza, encurta a distância entre o conhecimento teórico e o conhecimento prático além de possibilitar o desenvolvimento afetivo e cognitivo do mesmo. No decorrer da disciplina Fundamentos da Educação em Ciências do Mestrado em Educação em Ciências, vivenciamos a oportunidade de aplicar nossos olhares diferenciados e propor práticas de ensino de Matemática e Química para serem trabalhadas no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Alcançarmos tal propósito só foi possível devido à nossa formação nessas áreas. Da aula prática realizada no Bosque da Ciência surgiram três propostas de atividades práticas voltadas à aquisição do conhecimento científico: duas relacionadas à Matemática e uma relacionada à Química. Considerando a estrutura e os locais disponibilizados para estudos no Bosque da Ciência, em particular aqueles que visitamos, concluímos ser este um ambiente não formal favorável à realização de práticas que visem enriquecer as atividades pedagógicas dos professores das disciplinas em questão. Palavras Chave: Desenvolvimento cognitivo. Ensino de Matemática. Ensino de Química. Bosque da Ciência
Descrição
Palavras-chave
Desenvolvimento Cognitivo, Ensino de Matemática, Ensino de Química, Bosque da Ciência
Citação
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