A competência escritora: uma experiência Interdisciplinar do projeto observatório da Educação/POE/CAPES

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Data

2013-11-26

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Trata-se de uma síntese do que foi produzido pelo grupo de Pesquisa do Projeto Observatório da Educação – POE/CAPES do qual fazemos parte, contribuído com nossa pesquisa nossa narrativa descritiva com abordagem qualitativa, por meio de um estudo bibliográfico e empírico, observação participante, tendo a lingüística como instrumento de análise. Objetivou-se investigar os avanços obtidos na aprendizagem de alunos do oitavo ano de uma escola pública do município de Manaus, no que tange à competência escritora, a partir da aplicação de oficinas de produção textual, pelo grupo interdisciplinar de pesquisadores do Projeto Observatório da Educação – POE/CAPES. A Fundamentação Teórica subsidiou-se em Japiassú (1976), Zilberman e Silva (2004) Fazenda (2011); Campos (2011); Monteiro, Azevedo e Rezende (2011); Koch (2006); Marcuschi (2004); Orlandi (1996) entre outros. Os resultados apontam para uma sutil evolução dos alunos quanto à competência escritora quando expostos à correção orientada individual. O processo interdisciplinar teve sua evidência por meio dos jogos cooperativos, em que se pôde perceber o engajamento das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, por meio da interação dos alunos, bem como do grupo de pesquisadores ao organizarem os jogos cooperativos. Palavras chave: Competência escritora. Aprendizagem. Interdisciplinaridade.

Descrição

Palavras-chave

Competência Escritora, Aprendizagem, Interdisciplinaridade

Citação

BERNARDIM, A. C.; FRACASSE, L. Língua Portuguesa e Ensino: a análise lingüística como prática didático-discursiva em turmas do EJA. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1119-4.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2011. CAMPOS, D. M. S. Psicologia da aprendizagem. 39. ed Petrópolis: Vozes, 2011. DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais e ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 18. ed. São Paulo: Paripus, 2011. JAPIASSÚ, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. KOCH, I. G. Desvendando os segredos do texto. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2006. MÍGLIO, M. A. Universidade do Estado do Amazonas. Mestrado. Manaus: UEA, 2011. MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2004. MONTEIRO. I. B.; AZEVEDO, R. O. M.; REZENDE, M. R. K. Perspectivas teóricas da aprendizagem no Ensino de Ciências. 2. ed. Manaus: BK Editora, 2011. MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro, 2001. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO Rev. ARETÉ | Manaus | v. 7 | n. 12 | p.31-45 | Número especial | 2014 ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Rio de Janeiro: Vozes, 1996. PÉCORA, A. Problemas de redação. São Paulo: WMF, 2011. SEGURA, A. C. Universidade do Estado do Amazonas. Mestrado. Manaus: UEA, 2011. ZILBERMAN, R.; SILVA, E. T. Leitura: perspectivas interdisciplinares. 5. ed. São Paulo: Ática, 2004.

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