A sala interdisciplinar de aprendizagem no projeto do observatório da Educação/CAPES/UEA: os conhecimentos matemáticos a partir da resolução de problemas

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Data

2013-11-13

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Manaus/AM no Projeto do Observatório da Educação (POE), que teve por objetivo compreender como se dá a aprendizagem de conhecimentos matemáticos tomando como referência a Resolução de Problemas como estratégia de ensino em uma perspectiva interdisciplinar, desenvolvida em uma Sala de Aprendizagem de conhecimentos matemáticos pensada como um espaço de estudo e pesquisa, a partir de situações dialógicas com os campos de conhecimentos de Língua Portuguesa e Ciências. Ancoramos nosso referencial teórico em Lück (2002), Japiassu (1976), Pires et al. (2002), Tomaz e David (2012), dentre outros. A abordagem metodológica é a pesquisa qualitativa tendo como modalidade a pesquisa-ação e como instrumentos a observação participante, intervenção pedagógica, produção de documentos pelos alunos e questionários. Os resultados obtidos evidenciam que um ensino voltado ao desenvolvimento de práticas interdisciplinares possibilita aos alunos uma maior apropriação dos conhecimentos matemáticos. Eles interagem nas atividades propostas e as barreiras entre professor e aluno, tão evidenciadas nas aulas de Matemática, são eliminadas, pois o aluno participa ativamente da etapa de construção de seu próprio conhecimento. A interdisciplinaridade torna o aluno capaz de solucionar problemas de forma autônoma. Palavras chave: Interdisciplinaridade. Resolução de Problemas. Conhecimentos matemáticos.

Descrição

Palavras-chave

Interdisciplinaridade, Resolução de Problemas, Conhecimentos Matemáticos

Citação

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