Diálogos interdisciplinares no cotidiano da escola: vivências no desenvolvimento de um projeto do programa observatório da educação no Amazonas

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Data

2014-01-13

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Investigação que objetiva identificar perspectivas interdisciplinares entre os campos da Língua Portuguesa, da Matemática e das Ciências Naturais, oriundas de vivências e experiências de professores do 9º ano da Educação Básica, participantes de um projeto vinculado ao Programa Observatório da Educação/Capes, executado em uma escola pública estadual da cidade de Manaus, no Amazonas. O percurso metodológico ancorou-se na abordagem qualitativa, por meio da análise dos indicadores da Prova Brasil, do diagnóstico da escola e dos relatórios gerados pelos professores sujeitos da investigação, e também das entrevistas feitas com esses professores. Evidenciou-se que experiências interdisciplinares ainda precisam superar vários desafios, como a dificuldade que tanto os professores quanto os alunos possuem em conceber a ―cultura interdisciplinar‖, por ainda estarem envolvidos em processos de ensino que se centram em uma lógica pragmática e sistematizadora; a limitação na compreensão do processo epistemológico que precisa ser utilizado para legitimar a interdisciplinaridade. Palavras chave: Interdisciplinaridade. Observatório da Educação. Educação Básica. Formação de Professores.

Descrição

Palavras-chave

Interdisciplinaridade, Observatório da Educação, Educação Básica, Formação de Professores

Citação

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