O ensino de conhecimentos matemáticos através da resolução de problemas numa perspectiva interdisciplinar no projeto do observatório da Educação/CAPES/UEA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

This article sets up the presentation of partial results on investigative research conducted in a class of ninth grade of elementary school in a public school in the city of Manaus/AM in the Project of the Observatory of Education/CAPES/UEA. The research focused on understanding how learning mathematical knowledge takes place, having as reference problem solving as a teaching strategy in an interdisciplinary perspective, developed in an Interdisciplinary Learning Classroom. To support our study, we anchored it in Fazenda (2006), Japiassu (1976), Lück (2002) Tomaz and David (2008), among others. The methodological approach used is qualitative research in the form of action research using participant observation, educational intervention and the production of documents by the students. The results indicate that, in a learning process centered in interdisciplinary practice environment, the classroom changes, students feel more interested in participating in the proposed activities, ask and argue more, learn better mathematical skills, because they can see it the meaning. Key words: Interdisciplinarity. Problem Solving. Interdisciplinary Learning Classroom.

Descrição

Citação

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994. BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002. __________. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação. Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008. __________. Programa da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Matemática: Atividades de Apoio à Aprendizagem 1 – AAA1: matemática na alimentação e nos impostos (Versão do Professor). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010. D‟AMBROSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. FAZENDA, I. C. A. (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. __________. Didática e Interdisciplinaridade. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. __________. Práticas Interdisciplinares na escola. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011. __________. A academia vai à escola. São Paulo: Papirus, 1995. __________. Integração e interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: Efetividade ou Ideologia. São Paulo: Loyola, 1993. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. 8. ed. Rio de janeiro: Record, 2004. JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. LAVAQUI, V.; BATISTA, I. L. Interdisciplinaridade em ensino de Ciências e de Matemática no Ensino Médio. Ciências & Educação, Bauru, v. 13, n. 3, p. 399-420, 2007. LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: Fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. MALHEIROS, A. P. S. A produção matemática dos alunos em um ambiente de modelagem. 2004. 180 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004. Disponível em: < http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/brc/33004137031P7/2004/malheiros_aps_me_rcla.pdf> Acesso em: 10 set. 2013. PEÑA, M. L. D. J. Interdisciplinaridade: questão de atitude. In: FAZENDA, I.C.A. (Org.). Práticas Interdisciplinares na escola. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 165 Rev. ARETÉ | Manaus | v. 6 | n. 11 | p.149-165 | jul-dez | 2013 PIRES, C. M. C.; MANSUTTI, M. A. Ideias Matemáticas. In: CENPEC (Org.). Oficinas de matemática e de leitura e escrita: escola comprometida com a qualidade. 3. ed. São Paulo: Summus, 2002. POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. TOMAZ, V. S.; DAVID, M. M. M. S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto