Contribuições da contextualização no ensino de ciências uma abordagem de conceitos de ondulatória e estudo da luz no ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

This work is a part of the results of a qualitative research for obtaining a doctorate degree at the Graduate Program in Education for Science and Mathematics, State University of Maringa - Brazil, aimed among other factors, to contextualize and make the disciplinary relationship between Physics with other areas of knowledge. For this purpose, through a didactic sequence to promote discussion of physical concepts in order to identify them in our daily lives, and to relate them with other subjects. The results showed that such action could contribute so that students were able to identify these concepts with phenomena and situations present in their daily lives, making them more meaningful. Keywords: science education - context - methodology

Descrição

Citação

BORGES, F. Física do cotidiano. Curitiba: Blanche, 2014. CARVALHO, R. P. C. Física do dia a dia: 105 perguntas e respostas sobre física fora da sala de aula. v.1. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. FAZENDA, I. C. A. A aquisição de uma formação interdisciplinar de professores IN: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998, cap. 1, 11-20. FAZENDA, I. C A. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: Efetividade ou Ideologia. São Paulo: Loyola, 2002. FONSECA, V. Cognição, neuropsicologia e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2013. LUCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 1994. POMBO, O. Interdisciplinaridade: ambições e limites. Lisboa: Relogio D’Água, 2004.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto