As implicações da teoria de Carl Ransom Rogers para a educação em ciências
Arquivos
Data
2013-01-13
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Perceber-se como uma pessoa capaz de alterar sua própria condição e de conduzir seus processos de mudança nem sempre foram tarefas creditadas a pacientes (clientes para Carl Rogers) ou alunos. Carl Ransom Rogers foi o precursor de estudos que revolucionaram a área da psicologia clínica, difundindo-se daí para outros seguimentos, chegando à escola trazendo consigo um novo olhar sobre o aluno. Apresenta em sua teoria vários conceitos relevantes para o contexto educativo tais como: Campo fenomenal, Self, Self Ideal, Congruência e incongruência. Autores como Davidoff (2009), Fadiman & Frager (1986), Battáglia (2010) e o próprio Rogers (1997) nos ajudarão a compreender melhor essa teoria e desmistificar algumas crenças que persistem em vigorar em alguns espaços, principalmente no âmbito escolar. Este artigo compreende a uma revisão bibliográfica baseada em artigos, livros e sites da internet, uma abordagem instigante e emocionante do que entendemos aqui como reconhecidamente uma teoria da educação que por muitos ainda é negada, acredita-se que por falta de leituras aprofundadas no tema e pela ventilação desprovida de respaldo teórico que ora se percebe em muitos espaços. A teoria rogeriana vai além de uma visão passiva que acredita que o aluno é mero receptor ou que é incapaz de guiar, conduzir seus percursos investigativos, caminhos profissionais etc. Emite um sentido formativo ao professor que ajudará o aluno a reconhecer-se nessa caminhada rumo ao sucesso e realização pessoal. Palavras chave: Campo fenomenal. Self. Self Ideal. Congruência.
Descrição
Palavras-chave
Campo Fenomenal, Self, Self Ideal, Congruência
Citação
BATTÁGLIA, M.C.L. Mediação Escolar: Uma tecnologia de aprendizado em
administração de conflito. 2010. Disponível em: <http://www.encontroacp.psc.br/>.
Acesso em: junho de 2012.
DAVIDOFF, L.L. Introdução à Psicologia. 3. ed. São Paulo: Pearson Makron
Books, 2009.
FADIMAN, J.; FRAGER, R. Teorias da Personalidade. São Paulo: Harbra, 1986.
ROGERS, C.R. Tornar-se Pessoa. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
ROGERS, C.R. Novas Formas do Amor. 5. ed. Rio de Janeiro: José Olympio
Martins Fontes, 1997.
PINTO, M.A.S. Portal São Francisco. Disponível em:
<http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/calr-rogers/biografia-calr-rogers-4.php>.
Acesso em: maio de 2012.
POZO, J.I.; CRESPO, M.A.G. A Aprendizagem e o Ensino de Ciências: do
conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed,
2009.
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto