As implicações da teoria de Carl Ransom Rogers para a educação em ciências

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Data

2013-01-13

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Perceber-se como uma pessoa capaz de alterar sua própria condição e de conduzir seus processos de mudança nem sempre foram tarefas creditadas a pacientes (clientes para Carl Rogers) ou alunos. Carl Ransom Rogers foi o precursor de estudos que revolucionaram a área da psicologia clínica, difundindo-se daí para outros seguimentos, chegando à escola trazendo consigo um novo olhar sobre o aluno. Apresenta em sua teoria vários conceitos relevantes para o contexto educativo tais como: Campo fenomenal, Self, Self Ideal, Congruência e incongruência. Autores como Davidoff (2009), Fadiman & Frager (1986), Battáglia (2010) e o próprio Rogers (1997) nos ajudarão a compreender melhor essa teoria e desmistificar algumas crenças que persistem em vigorar em alguns espaços, principalmente no âmbito escolar. Este artigo compreende a uma revisão bibliográfica baseada em artigos, livros e sites da internet, uma abordagem instigante e emocionante do que entendemos aqui como reconhecidamente uma teoria da educação que por muitos ainda é negada, acredita-se que por falta de leituras aprofundadas no tema e pela ventilação desprovida de respaldo teórico que ora se percebe em muitos espaços. A teoria rogeriana vai além de uma visão passiva que acredita que o aluno é mero receptor ou que é incapaz de guiar, conduzir seus percursos investigativos, caminhos profissionais etc. Emite um sentido formativo ao professor que ajudará o aluno a reconhecer-se nessa caminhada rumo ao sucesso e realização pessoal. Palavras chave: Campo fenomenal. Self. Self Ideal. Congruência.

Descrição

Palavras-chave

Campo Fenomenal, Self, Self Ideal, Congruência

Citação

BATTÁGLIA, M.C.L. Mediação Escolar: Uma tecnologia de aprendizado em administração de conflito. 2010. Disponível em: <http://www.encontroacp.psc.br/>. Acesso em: junho de 2012. DAVIDOFF, L.L. Introdução à Psicologia. 3. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 2009. FADIMAN, J.; FRAGER, R. Teorias da Personalidade. São Paulo: Harbra, 1986. ROGERS, C.R. Tornar-se Pessoa. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. ROGERS, C.R. Novas Formas do Amor. 5. ed. Rio de Janeiro: José Olympio Martins Fontes, 1997. PINTO, M.A.S. Portal São Francisco. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/calr-rogers/biografia-calr-rogers-4.php>. Acesso em: maio de 2012. POZO, J.I.; CRESPO, M.A.G. A Aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

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