Educação em espaços não formais a produção de roteiro científico para o mercado do Ver-o-peso

Carregando...
Imagem de Miniatura

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

The knowledge does not take place exclusively at school. The educative non-formal spaces have been established as complementary environments that promote different teaching practice. This work aimed to answer the following research question: how did students, future teachers arrange the local spaces and relevant knowledge to produce scientific guides as a significant resource for science education? The research has a qualitative approach, in the form of research-action. Therefore, we choose the guide "Ver-o-Peso and medicinal plants". The theme “medicinal herbs” represented the central aspect of the guide; however, students chose to use the internet as an information source, rather than use the knowledge of herbalists to describe the medicinal properties of herbs sold in the Ver-o-Peso. If they had appealed to the knowledge of herbalists, they could be able to verify the medicinal properties attributed with the scientific literature, in order to support the acquired knowledge or discuss the possible inconsistencies, which would give more originality to the guide. Nevertheless, this does not apply to a perfect scenario. In general, the guide analysis revealed the limited autonomy of students, about authorship. Keywords: Education in non-formal spaces. Scientific guides. Ver-o-Peso. Science education.

Descrição

Citação

ARAÚJO, J. N.; SILVA, C. C.; FACHÍN-TERÁN, A. A floresta amazônica: um espaço não formal em potencial para o ensino de ciências. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 8, Campinas, 2011. Anais eletrônicos ... Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/trabalhos.html>. Acesso em: 11 fev. 2015. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BARROS, V. C.; SANTOS, I. M. Além dos muros da escola: a educação não formal como espaço de atuação da prática do pedagogo. Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas, 5. Pesquisa em Educação: desenvolvimento, ética e responsabilidade social. Alagoas. Alagoas, 2010. Anais eletrônicos ... Disponível em: <http://dmd2.webfactional.com/>. Acesso em: 5 fev. 2015. BRITO, A. G. O jardim zoológico enquanto espaço não formal para promoção do desenvolvimento de etapas do raciocínio científico. 2012. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília. Brasília, 2012. CAMPELO, M. M. Conflito e espacialidade de um mercado paraense. In: LEITÃO, W. M. (Org.). Ver-o-Peso: estudos antropológicos no mercado de Belém. Belém: NAEA, 2010. p. 41-68. ______. Feira do Ver-o-Peso: Cartão Postal da Amazônia ou Patrimônio da Humanidade? Humanitas, Belém, v.18, n.2, p.149-170, 2002. CARVALHO, L. Ver-o-Peso. Belém: IPHAN, 2011. DANTAS, C. F. N.; FERREIRA, R. S. Os conhecimentos tradicionais dos (as) erveiros (as) da Feira do Ver-o-Peso (Belém, Pará, Brasil): um olhar sob a ótica da Ciência da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Minas Gerais, v.18, n.2, p.105 -125, 2013. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011. DEMO, Pedro. Saber pensar. São Paulo: Cortez, 2001. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 105 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.17 | p.95-106 | jul-dez | 2015 DESLAURIES, Jean-Pierre; KÉRISIT, Michèle. O delineamento de pesquisa qualitativa. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 127-153. ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010. 268 p. FREITAS, F.; MARTINS, I. P. Promover a aprendizagem das ciências no 1° CEB utilizando contextos de educação não formal. Enseñanza de las ciencias, España, n. extra, 2005. VII Congreso. Disponível em: <http://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2005nEXTRA/edlc_a2005nEXTRAp43proapr.pdf>. Acesso em: 5 fev. 2015. GADOTTI, M. A questão da educação formal/não-formal. INSTITUT INTERNATIONAL DES DROITS DE L‟ENFANT (IDE), Droit à l’éducation: solution à tous les problèmes ou problème sans solution? Institut international des Droits de l‟Enfant (IDE), Sion (Suisse), p. 1-11, 2005. IPHAN. Inventário Nacional de Referências Culturais Ver-o-Peso. Pará: IPHAN, 2010. Disponível em: <http://www.ufpa.br/cma/verosite/historico.html>. Acesso em: 5 fev. 2015. JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Em Extensão, Uberlândia, v.7, p. 55-66, 2008. JESUS, M. L. M.; LEITE, R. S. M. Nem só de escola vive o ensino de ciências: formação científica cidadã no contexto dos museus de ciência. Revista da SBEnbio, São Paulo, n. 7, 2014. LEITÃO, W. M. Mercado do Ver-o-Peso: práticas sociais no mundo do trabalho. In: _____ (Org.). Ver-o-Peso: estudos antropológicos no mercado de Belém. Belém: NAEA, 2010. p. 21-40. LEITÃO, W. M.; RODRIGUES, C. I. O mercado do Ver-o-Peso – Belém. In: Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, 11. Diversidade e (Des) Igualdades, Salvador, UFBA, 2011. Anais eletrônicos .... Disponível em: <http://www.xiconlab.eventos.dype.com.br/resources/anais/3/1308321230_ARQUIVO_LusoafroOMercadodover-o-Peso-Belem1.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2015. MENDES, R.; BRITO, R. A. R. O papel dos espaços não-formais de educação na produção de guias didáticos por licenciandos em biologia da FFP/UERJ. Colóquio Práticas de Ensino e Formação de Professores, 2, FFP/UERJ, 2008. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://pt.slideshare.net/GuiaDidatico/mendesbrito>. Acesso em: 13 fev. 2015. MOTA, E. A. D.; PRADO, G. V. T.; PINA, T. A. Buscando possíveis sentidos de saber e conhecimento na docência. Cadernos de Educação, Pelotas, v.30, p. 109-134, 2008. PACÍFICO, S. M. R. Argumentação e autoria nos escritos de universitários: o discurso sobre alunos de universidades públicas e particulares. Revista Práticas de Linguagem, Juiz de Fora, v. 1, n. 2, p. 99-113, 2011. PIZA, A. A. P.; FACHÍN-TERÁN, A. O uso de um espaço não formal para o ensino de ciências: proposta metodológica para a conservação de recursos hídricos. In: Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 106 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.17 | p.95-106 | jul-dez | 2015 BARBOSA, I. et al. Avanços e Desafios em Processos de Educação em Ciências na Amazônia. Manaus: UEA/Escola Normal Superior/PPGEECA, 2011. p. 183-199. POLITO, A. G. Michaelis. Moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2004. ROCHA, R. M. F. O trabalho que alinhava o tecido social no Ver-o-Peso. Terceira Margem Amazônia, São Paulo, v.1. n.1, p. 89-107, 2012. SEBASTIANY, A. P.; PIZZATO, M. C.; DEL PINO, J. C. SALGADO, T. D. M. Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando: uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Paraná, v.5, n.2, p. 69-98, 2012. SILVEIRA, T. M.; MILTÃO, M. S. R. Educação não-formal e mapas conceituais: estudo de fenômenos da natureza em alguns pontos turísticos de Salvador-BA. Caderno de Física da UEFS, Feira de Santana, v.1 e 2, n.11, p. 23-42, 2013. VALENTE, M. E.; CAZELLI, S.; ALVES, F. Museus, Ciência e Educação: novos desafios. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 12, supl., p.183-203, 2005.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto