Despertando o olhar científico no ensino de biologia para jovens e adultos (EJA)
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Data
2015-11-17
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Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
A necessidade de inclusão de ideias inovadoras no atual modelo de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), é uma tarefa exigida, cada vez mais, para que ocorra renovação dos padrões de ensino. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi discutir a realização de atividades experimentais no ensino de Biologia em EJA, contribuindo para a formação do conhecimento científico. As atividades foram realizadas em turmas do primeiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública, baseando-se na modalidade didática expositiva dialógica aliada a práticas laboratoriais dinâmicas e diferenciadas, envolvendo os alunos em questões relacionadas ao seu dia a dia. As atividades desenvolvidas no laboratório acompanharam o conteúdo previamente estudado, dessa forma estimulando o raciocínio e o conhecimento dos estudantes, através da preparação e visualização de materiais biológicos em ferramentas de laboratório, buscando melhora no processo de ensino aprendizagem sobre os temas desenvolvidos em sala de aula. Sendo assim, constituiu-se numa análise qualitativa, onde os resultados positivos mostram que há garantias de eficiência na aplicação de práticas pedagógicas, para que ocorra o aprendizado significativo. Palavras-chave: Ensino. Biologia. Atividade experimental. Conhecimento científico.
Descrição
Palavras-chave
Ensino, Biologia, Atividade Experimental, Conhecimento Científico
Citação
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Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505
ARTIGO
166
Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.17 | p.156-166 | jul-dez | 2015
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