Problematizações curriculares no ensino de ciências a formação para a cidadania e o empowerment político

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Data

2015-09-17

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Neste artigo de revisão bibliográfica aborda-se o Ensino de Ciências na Contemporaneidade, destacando a importância de seu envolvimento intrínseco na formação da cidadania. Para tanto, é necessário que sejam revistos os pressupostos epistemológicos orientadores do Ensino de Ciências, direcionando-os ao empowerment político da pessoa, evitando, assim, a consolidação da apatia cultural. O artigo está organizado em duas seções. Na primeira - “A Ciência como Ideologia Moderna” – discute-se o papel do saber científico na edificação da Modernidade e na formação do sujeito racional. Na seção seguinte, “Educação Científica: A Ciência como ferramenta de Empowerment Político” discorre-se sobre as possibilidades de coexistência do conhecimento científico e daqueles provenientes do senso comum. Conclui-se a escrita esboçando alguns dos objetivos que poderiam compor os programas de Ensino de Ciências da Educação Básica. Palavras-chave: Ensino de Ciências; Alfabetização Científica; Empowerment político.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de Ciências, Alfabetização Científica, Empowerment Político

Citação

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