Explorando atividades de matemática uma ação compartilhada em sala de aula
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
This paper presents an excerpt of a research carried out with seventh grade students from elementary school, aiming to verify the school learning in solving activities involving number operation of natural and whole numbers. It has theoretical bases on Semiotics Presentation Records Theory, set out by Duval (2007) where the student should establish a relationship between managing and conversion records. Two activities were applied: the first one dealing with records conversion from number language presentation to natural language and management registration; the second was similar to the first one except for the different data. The results showed that in the first activity, containing natural to number language, the students performed much better than in the second one. It was noticed that the lack of understanding was not linked to mathematics thinking only, but sometimes due to the reading command and problem interpretation. Keywords: School learning. Semiotics presentation records. Mathematics activities conversion.
Descrição
Palavras-chave
Citação
ALMOULOUD, S. Registros de Representação Semiótica e Compreensão de
Conceitos Geométricos. In: MACHADO, S. D. A (Org.). Aprendizagem em
Matemática: registros de representação semiótica. 3. ed. Campinas/SP: Papirus,
2007, p. 125-147.
BERRY, R. Q.; SMITH, M. S.; LEINWAND, Steven et al. De los princípios a la
acción: para garantizar el éxito matemático para todos. Tradutor: Demétrio
Garmendia Guerrero. México D.F: Editando Libros S.A, 2015.
COLOMBO, J. A. A. Representações semióticas no ensino: contribuições para
reflexões acerca dos currículos de matemática escolar. 251 f. (Tese de Doutorado
em Educação Científica e Tecnológica). Centro de Ciências da Educação, Centro de
Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
DAMM, R. F. Representação, compreensão e resolução de problemas aditivos. In:
MACHADO S. D. A. (Org.). Aprendizagem em matemática: registros de
representação semiótica. 3. ed. Campinas/SP: Papirus, 2007, p. 35-47.
DUVAL, R. Registro de representação semiótica e funcionamento cognitivo da
compreensão em matemática. In: MACHADO S. D. A. (Org.). Aprendizagem em
Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505
ARTIGO
35
Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.17 | p.27-35 | jul-dez | 2015
matemática: registros de representação semiótica. 3. ed. Campinas/SP: Papirus, 2007, p.11-33. __________. Sémiosis et pensée humaine: registres sémiotiques et apprentissages intellectuels: Suisse: Peter Lang,1995. FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigações em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. Campinas/SP: Autores Associados, 2012. FREITAS, J. L. M. Registros de representação na produção de provas na passagem da aritmética para a álgebra. In: MACHADO, S. D. A, (Org.). Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. 3. ed. Campinas/SP: Papirus, 2007, p. 113-124. PASSONI, J. C.; CAMPOS, T. M. M. Revisitando os Problemas Aditivos de Vergnaud de 1976. In: MACHADO, S. D. A, (Org.). Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. 3. ed. Campinas/SP: Papirus, 2007, p. 49-56.
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto