Divulgação científica para o ensino de ciências
Arquivos
Data
2016-12-20
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Este artigo tem por objetivo inserir a discussão da temática da Divulgação Científica, como ensino ou uma ferramenta pedagógica para o Ensino de Ciências na Amazônia. A fundamentação teórica foi desenvolvida para dar subsídios às temáticas do ensino de ciência, da divulgação científica e sua relação, sendo que nesse último discutimos a Divulgação Científica como sendo um elemento importante a fim de tornar o saber científico mais acessível aos estudantes da educação formal, onde o conceito de transposição didática se destaca, para trabalharmos o Ensino de Ciência e o aprendizado científico. Esta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, onde buscamos apresentar essa discussão através da análise bibliográfica. A partir do qual chegamos ao entendimento em afirmar que a relação da divulgação científica e o ensino de ciências ainda tem muito a se desenvolver, mas observamos a mesma como uso positivo e favorecedor do ensino de ciências. Palavras-chave: Divulgação científica. Comunicação dialógica. Ensino de ciências.
Descrição
Palavras-chave
Divulgação Científica, Comunicação Dialógica, Ensino de Ciências
Citação
ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ci. Inf., Brasília, v.25, n.3, p. 396-404, set./dez. 1996. BUENO, W. da C. Jornalismo científico no Brasil: o compromisso de uma prática dependente. Tese (Doutorado em Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 163f. 1985a. ________. Jornalismo científico: conceitos e funções. Ciência e cultura, v.37, n.9, pp. 1420-1427, 1985b. ________. Jornalismo e cultura científica no Brasil (Prefácio) in: PORTO, C. de M.(org.). Difusão e cultura científica: alguns recortes. EDUFBA, Salvador-BA, 2009. ________. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Inf. Inf., Londrina, v.15, n. esp, p. 1 - 12, 2010. ________. Diálogos e Ciência – A formação do jornalista científico deve incorporar uma perspectiva crítica. Revista da Faculdade de Tecnologia e Ciências – Rede de Ensino FTC. Ano 10, n.29, Mar. 2012.
________. Jornalismo científico: conceitos. (Editorial). Portal do Jornalismo Científico. Disponível em: <http://www.jornalismocientifico.com.br/jornalismocientifico/conceitos/jornalismocientifico.php>. Acessado em: 30 mar. 2013.
CALDAS, G. Mídia e Políticas Públicas para a Comunicação da Ciência. in: PORTO, C. de M.; BROTAS, A. M. P.; BORTOLIERO, S. T. Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas. EDUFBA, Salvador-BA, 2011.
Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505
ARTIGO
155
ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.141-156 | jan-jun | 2017
CHACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência e Educação, São Paulo, v.10, n.3, p. 363-381, 2004. CHACHAPUZ, A.; VILCHES, A.; PRAIA, J.; CARVALHO, A. M. P. de; GIL-PEREZ, D. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, p.1-100, janeiro, 2003. DELIZOICOV, D., LORENZETTI, L. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, SC, p. 1 -16, v.3, n.2 Jun. 2001. FERRARI, P. C.; ANGOTTI, J. A.; CRUZ, F. F. S. A Divulgação Científica na Educação Escolar: Discutindo um exemplo. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Atas do V ENPEC - Nº 5. 2005. FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 15 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. HOUAISS, A. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rev. 2.01, Objetiva, Rio de Janeiro, 2007. KREINZ, G. A. R. Teoria e prática da divulgação científica. Revista Leitura e escritura. v.2, n.3, 2010. LEVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. 5 ed. São Paulo, Loyola, 1998. MARANDINO, M.; SILVEIRA, R. V. M. da; CHELINI, M. J.; FERNANDES, A. B.; GARCIA, V. R.; MARTINS, L. C.; LOURENÇO, M. F.; FERNANDES, J. A.; FLORENTINO, H. A. A Educação Não Formal e a Divulgação Científica: o que pensa quem faz? In: MOREIRA, M.A. (Org.) Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Bauru: ABRAPEC, 2003. MASSARANI, L. Desafios da divulgação científica na América Latina. In: DICKSON, D.; KEATING, B.; MASSARANI, L. (Ed.). Guia de divulgação científica. Rio de Janeiro: SciDev.Net; Brasília: Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, 2004. MASSARANI, L.; MOREIRA, I. de C. Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil. In: MASSARANI, L.; MOREIRA, I. de C.; BRITO; F. Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002. MAZOCCO, F. J.; SOUZA, C. M. Modelo de participação pública: a tendência dialógica na Comunicação Pública da Ciência e o campo CTS. In: FÓRUM IBEROAMERICANO DE COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, 2009, Campinas. Anais. Campinas: Unicamp, 2009.
MENDES, M. F. A. Uma perspectiva histórica da divulgação científica: a atuação do cientista-divulgador José Reis (1948-1958). Tese de Doutorado. Casa de
Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505
ARTIGO
156
ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.141-156 | jan-jun | 2017
Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, Rio de Janeiro, 2006. MENDONÇA, R. H. Divulgação científica e educação: apresentação da série. In: MENDONÇA, R. H. Divulgação científica e educação. Salto para o Futuro. Ano XX, boletim 01, p. 3-4, abr. 2010. MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M. S. Matemática escolar, matemática científica, saber docente e formação de professores. Zetetiké. Faculdade de Educação – Círculo de estudos, memória e pesquisa em educação matemática (Cempem). Campinas, São Paulo. v.11. n.19. jan/jun. p.1-134. 2003. MUELLER, S. P. M.; CARIBÉ, R. de C. do. V. Comunicação Científica Para O Público Leigo: Breve Histórico. Inf. Inf., Londrina, v.15, n. esp, p. 13 - 30, 2010. NASCIMENTO, T. G. Leituras de divulgação científica na formação inicial de professores de ciências. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Florianópolis, 2008. NORONHA, N. M. de; GONÇALVES, C. B. Estratégia Didática da Divulgação Científica e a Mediação para aprendizagem dos saberes escolares: O caso do Museu Amazônico da UFAM. Revista ARETE - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v.4, n.7, ago-dez, p.141-147, 2011. PINTO, G. A. Divulgação científica como literatura e o ensino de ciências. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação da USP. São Paulo. 226f. 2007. POZO, I. J.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. TEXEIRA, P. M. M. A educação científica sob a perspectiva da Pedagogia histórico-crítica e do Movimento C.T.S. no ensino de ciências. Ciência e Educação. São Paulo. v.9, n.2, p. 177-190, out. 2003.
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto