Literatura infanto juvenil de Lyhia Bojunga - uma importante análise sobre as críticas sociais presentes na olha A bolsa amarela.

Imagem de Miniatura

Data

2019-02-14

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Descrição

O presente trabalho tem por objetivo analisar uma obra da Literatura Infantojuvenil produzida pela escritora Lygia Bojunga, levando em conta as críticas sociais presentes em A bolsa amarela, publicado em 1976 e desde então traduzido em vários idiomas. A obra trata dos problemas existentes nas relações humanas e faz críticas importantes, por meio de vasta simbologia da realidade social. A narrativa traz o conflito interior e familiar que Raquel vive, porém, de forma bem humorada. A personagem cria um mundo imaginário onde é possível viver sonhos com amigos que entendem e respeitam suas vontades. Nesta análise proponho-me a investigar como a crítica social se permeia entre o real e o fantástico colocado pela autora. Como suporte teórico, fez-se necessário estudiosos que contribuem significativamente com a temática deste trabalho, como: Arroyo (2011); Cristófono (2010); Lajolo e Zilberman (1988), Malheiros (2000) entre outros que vieram cooperar para o desenvolvimento do trabalho.

Palavras-chave

Literatura Iinfantojuvenil, Lygia Bojunga, A Bolsa Amarela

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil