O ensino de ciências e as TICS no ensino fundamental I em escolas públicas de Boa Vista – RR uma análise sobre a influência das tecnologias no IDEB

Resumo

Esta pesquisa apresenta um estudo sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs no Ensino de Ciências em três escolas de Educação Básica do município de Boa Vista, Roraima, buscando compreender o seu uso e as possíveis contribuições ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. A pesquisa é de abordagem qualitativa-descritiva, e os dados foram coletados por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas aplicadas a 6 professores de Ciências e 100 estudantes de 4° e 5° ano do Ensino Fundamental I de três escolas públicas, sendo uma federal e duas municipais. Os resultados obtidos demonstraram que apesar das tecnologias estarem presentes na realidade dos alunos e apresentarem um alto grau de domínio e interesse pelas ferramentas tecnológicas, a utilização destas por parte dos professores para o desenvolvimento da aprendizagem ainda é pouco significativa. Por sua vez, ainda que algumas escolas tenham apresentado aumento na avaliação do IDEB no comparativo entre 2007 a 2013 a inserção de tecnologias educacionais para produção de conhecimento no âmbito escolar não tem sido, de modo claro e evidente, a razão dessa mudança, mas realça a importância da formação continuada para os docentes no uso das TICs. Palavras-chave: Tecnologia. Ensino de Ciências. Informática na educação.

Descrição

Palavras-chave

Tecnologia, Ensino de Ciências, Informática na Educação

Citação

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