Concepções dos professores de matemática sobre o desenvolvimento de habilidades no processo de ensino no 3º ano do ensino médio
Arquivos
Data
2021-07-08
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Diante dos muitos desafios que a Educação no século XXI enfrenta, há de se considerar as dificuldades no processo de ensino e, principalmente, quando se refere à disciplina de matemática. Dessa forma, se lança um olhar para o desenvolvimento das habilidades no Ensino Médio e em como elas colaboram para a construção das formações cognitivas no processo da aprendizagem. Emergente das inquietações colocadas, a pesquisa se atém na busca de responder ao seguinte problema científico: como se dá o desenvolvimento de habilidades em estatística e geometria no processo de ensino de matemática no 3º ano do Ensino Médio? Para tanto, trabalhamos com três professores de matemática de uma escola pública de Ensino Médio do município de Manaus, analisando o desenvolvimento de habilidades nos conteúdos de estatística e geometria e como essas habilidades se relacionavam com o documento da BNCC e na proposta curricular de matemática para o Ensino Médio do Estado do amazonas. Para isso, foi aplicada a técnica de entrevista realizada com cada professor pela plataforma do Google Meet. A abordagem da pesquisa é qualitativa, com a triangulação e a análise dos dados pautada na análise de conteúdo de Bardin e a discussão teórica na perspectiva de Zabala e Vygotsky. Com isso, após a análise dos dados, o trabalho trouxe resultados importantes para análises e discussão. Dessa forma, foram estruturados quadros, trazendo as habilidades encontradas na fala dos professores, comparando com os presentes nos planos de aula e as habilidades estipuladas nos documentos norteadores da educação, BNCC. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que os professores conhecem de maneira superficial o que seria, de fato, trabalhar para o desenvolvimento das habilidades e existe certa dificuldade em como trabalhar em sala de aula de forma que as habilidades, inerentes aos conteúdos, sejam de fato alcançadas. Dessa forma, em decorrência da pesquisa, apresentamos sugestões de atividades que potencializariam o desenvolvimento das habilidades.
Palavras-Chave: Desenvolvimento de habilidades, Ensino de matemática, Estatística, Geometria e Concepção dos Professores.
Descrição
Palavras-chave
Desenvolvimento de habilidades, Developing abilities, Ensino de matemática, Math Learning, Estatística, Statistic, Geometria e Concepção dos Professores, Geometry and Concept of teacher education
Citação
DELGADO, Brenda Samanta de Lima. Concepções dos professores de matemática sobre o desenvolvimento de habilidades no processo de ensino no 3º ano do ensino médio. 2021. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.