O processo ensino aprendizagem em ciências naturais: buscando a dinâmica do saber em uma escola municipal de Manaus
Arquivos
Data
2013-04-16
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no curso de
Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências na Amazônia, em uma Escola da Rede
Municipal de Ensino do Município de Manaus – AM. Teve como objetivo geral
mostrar como se dá o processo de ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental nas aulas de Ciências Naturais, buscando evidenciar elementos que
possam contribuir com o processo de Educação nesta disciplina. Para isso, foi
utilizada a pesquisa com abordagem qualitativa, pois buscamos observar o problema
focalizando seus desdobramentos, sem perder de vista as diferentes dimensões que
o constituem e as relações estabelecidas entre o fato e os sujeitos selecionados. Os
instrumentos utilizados para a coleta de dados no desenvolvimento da pesquisa
foram técnicas de entrevista e questionário aplicado no próprio ambiente escolar
tendo como sujeitos, os alunos e professores dos anos iniciais do Ensino
Fundamental. Os resultados das análises foram registrados por meio de anotações
escritas, fotografias e desenhos dos alunos. A partir da analise, concluímos que os
professores, através do processo ensino–aprendizagem, mobilizam principalmente
os saberes da experiência desenvolvidos em sua prática pedagógica, mostrando
que tais saberes resultam das interações docentes nos diferentes momentos de
suas ações e que produzem no contexto da prática docente saberes que servem de
apoio ao fazer pedagógico.
Descrição
Palavras-chave
Ciências Naturais, Ensino–aprendizagem, Saber Docente
Citação
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil