O processo ensino aprendizagem em ciências naturais: buscando a dinâmica do saber em uma escola municipal de Manaus

Imagem de Miniatura

Data

2013-04-16

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no curso de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências na Amazônia, em uma Escola da Rede Municipal de Ensino do Município de Manaus – AM. Teve como objetivo geral mostrar como se dá o processo de ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas aulas de Ciências Naturais, buscando evidenciar elementos que possam contribuir com o processo de Educação nesta disciplina. Para isso, foi utilizada a pesquisa com abordagem qualitativa, pois buscamos observar o problema focalizando seus desdobramentos, sem perder de vista as diferentes dimensões que o constituem e as relações estabelecidas entre o fato e os sujeitos selecionados. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados no desenvolvimento da pesquisa foram técnicas de entrevista e questionário aplicado no próprio ambiente escolar tendo como sujeitos, os alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados das análises foram registrados por meio de anotações escritas, fotografias e desenhos dos alunos. A partir da analise, concluímos que os professores, através do processo ensino–aprendizagem, mobilizam principalmente os saberes da experiência desenvolvidos em sua prática pedagógica, mostrando que tais saberes resultam das interações docentes nos diferentes momentos de suas ações e que produzem no contexto da prática docente saberes que servem de apoio ao fazer pedagógico.

Descrição

Palavras-chave

Ciências Naturais, Ensino–aprendizagem, Saber Docente

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil