Ensino de Ciências Naturais em espaços educativos: o tema da exploração da seringa em uma perspectiva interdisciplinar

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Data

2021-05-04

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este estudo apresenta possibilidades de práticas pedagógicas no âmbito do Ensino Híbrido com um elemento da natureza, a seringueira (Hevea brasiliensis), como meio facilitador para o Ensino de Ciências em uma perspectiva interdisciplinar. Em um momento pandêmico, a visita virtual a um museu temático foi basilar para despertar o interesse, motivação e interação dos estudantes participantes da pesquisa. Nosso objetivo geral nesse trabalho foi compreender como advém a prática da interdisciplinaridade usando o ensino híbrido no 2º ano do Ensino Médio a partir do tema da exploração da seringa em espaços educativos. Com respeito aos aspectos metodológicos, a pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa com um estudo descritivo e de campo, tendo sua fundamentação filosófica baseada nas premissas da fenomenologia de Merleau-Ponty (2018). A visão de interdisciplinaridade passou pelo olhar de Fazenda (2003, 2011,2012, 2013, 2014), Japiassu (1976) e Lück (2013). Discutimos o Ensino Híbrido a partir de Kenski (2012) e Moran (2015) e o Ensino de Ciências com Chassot (2016), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002) e Fachín-Terán (2013). Os instrumentos adotados na coleta de dados foram a entrevista, o questionário, a observação sistemática, um vídeo de uma visita virtual, a sequência didática com o elemento natural da seringa, as práticas ativas como o Khoot, o blog, o QR-Code e a escrita por meio da redação dissertativa argumentativa. Aanálise foi baseada em Bardin no qual extraímos as categorias utilizadas na inferência dos resultados em nossos três objetivos de pesquisa. A partir dos resultados, percebemos que, apesar do distanciamento, a experiência com o vídeo trouxe sensações e estímulos sensoriais aos estudantes, ratificando a visão fenomenológica além da experiência vivida no âmbito presencial. No domínio dos recursos pedagógicos no espaço híbrido, observamos que a prática ativa de aprendizagem conduz a interdisciplinaridade mediante planejamento de ações baseadas nas modalidades de ensino a que se destina. Assim, as práticas pedagógicas no Ensino Híbrido colaboram para a interdisciplinaridade e possibilitam a ampliar o conhecimento dos estudantes.

Descrição

Palavras-chave

Interdisciplinaridade, Interdisciplinarity, Espaços Educativos, Educational spaces, Ensino de Ciências, Science Teaching, Ensino Híbrido, Hybrid Teaching, Ensino Médio, High school

Citação

OLIVEIRA, Ercilene do Nascimento Silva de. Ensino de Ciências Naturais em espaços educativos: o tema da exploração da seringa em uma perspectiva interdisciplinar. 2021. 257 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.

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