Educar pela pesquisa: uma proposta metodológica para a alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental
Arquivos
Data
2011-05-01
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Este estudo tem como objetivo geral analisar se educar pela pesquisa, como
proposta metodológica, tem viabilidade na alfabetização cientifica dos Anos Iniciais
do Ensino Fundamental numa escola da rede Municipal da Cidade de Manaus. O
percurso metodológico foi ancorado em: levantamento bibliográfico contemplando as
temáticas educar pela pesquisa, pesquisa e alfabetização científica; pesquisa
participante com abordagem qualitativa e duas oficinas pedagógicas com estudantes
com o intuito de facilitar o processo ensino-aprendizagem. Os resultados sinalizam
para a possibilidade do educar pela pesquisa nos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental como uma proposta inovadora de alfabetização científica.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Alfabetização cientifica, Prática pedagógica, Ensino- aprendizagem, Pesquisa educacional
Citação
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto