A importância das metodologias ativas no ensino de matemáica em cursos tecnológicos de nível superior

Imagem de Miniatura

Data

2021-07-30

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Estudos relativos à Educação Matemática no ensino superior retrata alguns aspectos que vivenciamos na prática, entre os quais destacamos, o deficit de aprendizagem em consequência do quantitativo de alunos ingressantes nas universidades cada vez mais despreparados, a necessidade e possibilidade de transformar aulas em experiências de aprendizagem mais viva e significativas para os estudantes e a carência de se repensar o processo didático pedagógico. Baseado neste contexto esta pesquisa tem como objetivo principal avaliar o efeito da introdução da modalidade de Ensino Hibrido, no processo de ensino-aprendizagem de Matemática em turmas de cursos tecnólogos de nível superior. Como procedimentos metodológicos, adotou-se a pesquisa participante com abordagem quali-quantitativa, na qual se utilizou de questionários, entrevistas e observações diretas, buscando-se refletir sobre como as metodologias de ensino influenciam na aprendizagem dos estudantes e, na prática docente. O lócus da pesquisa é uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, localizada na zona norte de Manaus, e os sujeitos da pesquisa estudantes de três turmas, que estão cursando o segundo período nos cursos de Logística, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Qualidade e professores de Matemática dos referidos cursos. Para análise dos dados optou-se pelo método estatístico sistemático em conjunto com as ferramentas de qualidade Diagrama de Causa e Efeito e 5W2H. Os dados coletados, tabulados, analisados e expostos ao longo do estudo, nos permite apresentar algumas conclusões, que de certa forma confirmam o que vem sendo enfatizado pelos pesquisadores desta temática. Os modelos de ensino tradicionais, pautados apenas no uso de livros e apostilas didáticas, precisam ser superados e substituídos por estratégias de ensino dinâmicas, preferencialmente as que usam TDICS e possibilite ao aluno se tornar protagonista do saber no processo de ensino-aprendizagem. Assim, com base nos resultados das intervenções aplicadas na pesquisa constatou-se que a modalidade de Ensino Híbrido é, como muitos estudos e debates sobre tendências da educação no século XXI indicam, um dos possíveis caminho para a transformação da educação. Palavras-chave: Metodologias Ativas. Educação Matemática. Ensino Híbrido.

Descrição

Palavras-chave

Metodologias Ativas, Active Methodologies, Educação Matemática, Mathematics Education, Ensino Híbrido, Hybrid Teaching

Citação

MORAES, Valdison Luiz Cruz de. A importância das metodologias ativas no ensino de matemática em cursos tecnológicos de nível superior. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por