A importância das metodologias ativas no ensino de matemáica em cursos tecnológicos de nível superior
Arquivos
Data
2021-07-30
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Estudos relativos à Educação Matemática no ensino superior retrata alguns aspectos que
vivenciamos na prática, entre os quais destacamos, o deficit de aprendizagem em
consequência do quantitativo de alunos ingressantes nas universidades cada vez mais
despreparados, a necessidade e possibilidade de transformar aulas em experiências de
aprendizagem mais viva e significativas para os estudantes e a carência de se repensar o
processo didático pedagógico. Baseado neste contexto esta pesquisa tem como objetivo
principal avaliar o efeito da introdução da modalidade de Ensino Hibrido, no processo de
ensino-aprendizagem de Matemática em turmas de cursos tecnólogos de nível superior.
Como procedimentos metodológicos, adotou-se a pesquisa participante com abordagem
quali-quantitativa, na qual se utilizou de questionários, entrevistas e observações diretas,
buscando-se refletir sobre como as metodologias de ensino influenciam na aprendizagem
dos estudantes e, na prática docente. O lócus da pesquisa é uma Instituição de Ensino
Superior (IES) privada, localizada na zona norte de Manaus, e os sujeitos da pesquisa
estudantes de três turmas, que estão cursando o segundo período nos cursos de Logística,
Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Qualidade e professores de Matemática dos
referidos cursos. Para análise dos dados optou-se pelo método estatístico sistemático em
conjunto com as ferramentas de qualidade Diagrama de Causa e Efeito e 5W2H. Os dados
coletados, tabulados, analisados e expostos ao longo do estudo, nos permite apresentar
algumas conclusões, que de certa forma confirmam o que vem sendo enfatizado pelos
pesquisadores desta temática. Os modelos de ensino tradicionais, pautados apenas no uso
de livros e apostilas didáticas, precisam ser superados e substituídos por estratégias de
ensino dinâmicas, preferencialmente as que usam TDICS e possibilite ao aluno se tornar
protagonista do saber no processo de ensino-aprendizagem. Assim, com base nos
resultados das intervenções aplicadas na pesquisa constatou-se que a modalidade de
Ensino Híbrido é, como muitos estudos e debates sobre tendências da educação no século
XXI indicam, um dos possíveis caminho para a transformação da educação.
Palavras-chave: Metodologias Ativas. Educação Matemática. Ensino Híbrido.
Descrição
Palavras-chave
Metodologias Ativas, Active Methodologies, Educação Matemática, Mathematics Education, Ensino Híbrido, Hybrid Teaching
Citação
MORAES, Valdison Luiz Cruz de. A importância das metodologias ativas no ensino de matemática em cursos tecnológicos de nível superior. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.