Os processos cognitivos da aprendizagem matemática por meio de uma didática específica para estudantes surdos

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Data

2013-04-23

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O presente estudo procura fazer uma análise teórica das investigações sobre os processos de ensino - aprendizagem de conteúdos matemáticos associados ao raciocínio lógico e à resolução de problemas por parte do estudante surdo, utilizando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Em termos gerais, analisa-se de que maneira os processos cognitivos (raciocínio e resolução de problemas em matemática) são estimulados e como ele é desenvolvido pelos docentes durante a atividade interativa com estudantes surdos. A pesquisa de caráter qualitativo envolveu 10 (dez) estudantes surdos da escola especializada em Educação de Surdos, em Parintins, Amazonas, utilizando como instrumento didático provocador a criação e implementação didática de uma tabuada intitulada “Minha Tabuada em Libras”, que tem como intenção favorecer e potencializá-la como suporte para que educadores desenvolvam outros mecanismos que viabilizem ainda mais a aprendizagem deste estudante. Neste percurso, aplicou-se o pré e pós - teste para fundamentar o objetivo da pesquisa, e ao mesmo tempo, comprovar se a aprendizagem do estudante em questão acontece nos mesmos níveis do estudante ouvinte. A pesquisa resolve o problema científico embasado em: “Como se dá a aprendizagem de conteúdos matemáticos associados ao raciocínio lógico e a resolução de problemas do estudante surdo utilizando a LIBRAS?”. O referencial teórico que permite a elaboração do marco teórico para estruturar a pesquisa apresenta em primeiro lugar as idéias de Sternberg (2010) em relação aos processos cognitivos, língua, linguagem, língua de sinais e outros. Também é importante destacar os trabalhos de Gesser (2009), Chomsky (1975), Laborrit (1994), etc. São utilizados também, materiais concretos que servem de aportes facilitadores à aprendizagem do estudante surdo, em especial, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), necessária no processo de comunicação, interação e desenvolvimento dos não ouvintes.

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Processos Cognitivos, LIBRAS, Ensino - aprendizagem de Matemática

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