O ensino da leitura e escrita no ensino fundamental e sua contribuição na formação de conceitos científicos

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Data

2011-05-05

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Nas escolas o processo de ensino-aprendizagem depende basicamente da interação professor-aluno e os recursos e metodologias utilizados para facilitar esse processo. No ensino de Ciências há muito tempo se tem procurado mudar a forma de como se trabalham os conteúdos em sala de aula, ou seja, deixar de lado a “velha maneira” de ensinar através das cansativas aulas expositivas em que apenas o professor fala e os alunos ouvem e memorizam as informações. Partindo desse conhecimento de como se aprendia e a falta de incentivo que se dá ao aluno para a prática da pesquisa científica e certamente pelo interesse ao ensino de Ciências Naturais, percebe-se que o desafio do ensino está em contemplar em suas metodologias a participação do estudante na construção de seu saber relacionando conceitos científicos aos já existentes em sua estrutura cognitiva, considerando a necessidade de domínio das habilidades de leitura e escrita, uma vez que no ensino de Ciências, as temáticas apresentadas nos livros didáticos precisam da leitura e entendimento de conceitos científicos ali publicados. Nesse sentido nossa pesquisa se propôs analisar como o ensino da leitura e escrita no 3º ano do Ensino Fundamental contribui para a formação de conceitos científicos. Ela foi realizada em uma Escola Municipal localizada na Zona Oeste de Manaus com. 56 estudantes de duas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental e seus respectivos professores. O critério de escolha dos 3º anos foi o alto índice de estudantes retidos, que apresentavam problemas na aquisição das habilidades básicas de ler e escrever. A pesquisa de cunho exploratória trabalhou com dados quanti e qualitativos construídos a partir das técnicas de análise documental, observação, entrevista e aplicação de questionários. Os dados foram registrados por meio de anotações escritas, gravações de áudio, fotografias e desenhos dos alunos. As discussões dos resultados foram feitas sobre o enfoque da formação dos conceitos cotidianos e científicos propostos na perspectiva da aprendizagem construtivista baseada principalmente nas concepções de Vygotsky e de outros pesquisadores que se preocupam com o processo da formação dos conceitos em Ciências e aquisição da linguagem oral e escrita. Os resultados indicam que o processo de alfabetização há muito tempo vivenciou diferentes métodos, na intenção de facilitar o desempenho dos estudantes, entretanto todos de alguma forma apresentaram falhas que levaram ao surgimento de críticas e questionamentos quanto a sua eficiência e, por conseguinte a substituição por outro considerado mais apropriado. O ensino de ciências apresentou-se como um ensino que se desenvolve quase exclusivamente, a partir de aulas expositivas dos conteúdos contidos no livro didático através do processo: leitura dos textos e imagens, explicação do professor e a realização de atividades selecionadas do livro. A partir desse estudo, defendemos a necessidade de mudança na prática pedagógica quanto à forma de ensinar ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para isso propomos a possibilidade de estabelecer relações entre o ensino da leitura e escrita e a formação de conceitos científicos desde que tenha objetividade nas atividades desenvolvidas.

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Formação de conceitos científicos, Ensino da leitura e escrita, Ensino Fundamental

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