O Role-Playing Game - RPG na educação STEAM: inovando na aprendizagem de ciências na Amazônia
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Data
2021-06-23
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Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
O presente trabalho visou desenvolver um processo de ensino-aprendizagem baseado na
abordagem RPG-STEAM, sobre as principais protozooses que assolam a região Amazônica.
Após a construção de um jogo, confeccionamos uma Guia para os alunos intitulado
“Defensores da Amazônia”, e aplicamos para alunos do oitavo ano de Ciências da Natureza, a
fim de avaliarmos sua funcionalidade e potencializar o conhecimento das doenças tropicais
com o reconhecimento dos sintomas, formas de transmissão e métodos profiláticos das
doenças causadas por protozoários, além estimular o desenvolvimento de habilidades como
criatividade, pensamento crítico, colaboração, comunicação e trabalho em grupo; para a
coleta de dados utilizamos questionários, entrevistas e gravação de áudio, que foram
analisados qualitativamente, através de uma abordagem fenomenológica onde procuramos
ouvir as vozes dos envolvidos na pesquisa, minimizando as relações unilaterais entre o
pesquisador e os participantes do estudo, facilitando a integração das diferentes áreas do
conhecimento pela educação STEAM, sendo a fenomenologia responsável por evidenciar as
visões que todos os participantes têm do fenômeno que vivenciam. Os resultados apontam que
essa abordagem é eficaz mediadora entre o conhecimento e os alunos-jogadores. Concluímos
que, o RPG, através da educação STEAM possui grandes possibilidades de aumentar a
aprendizagem ativa de Ciências da Natureza no espaço escolar, trabalhando componentes
curriculares pouco explorados para aumentar seu interesse e a motivação nos alunos através
de uma perspectiva lúdica que favorece e complementa a aprendizagem formal.
Palavras-chave: Aprendizagem Ativa, RPG, Educação STEAM
Descrição
Palavras-chave
Aprendizagem Ativa, Active Learning, RPG, Educação STEAM, STEAM education
Citação
BARROS, Thiago Pessoa. O Role-Playing Game - RPG na educação STEAM: inovando na aprendizagem
de Ciências na Amazônia. 2021. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.