O uso da sala invertida como metodologia no ensino de Biologia para o 3º ano do ensino médio em uma escola da rede estadual de Manaus-AM

Imagem de Miniatura

Data

2021-08-06

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

A presente dissertação versa sobre o uso da Sala de aula invertida com o apoio da plataforma educacional Google Classroom, como uma metodologia ativa para colocar o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem, considerando que os estudantes atuais são ditos nativos digitais, com habilidades de interagir em atividades que envolvam as tecnologias. Assim, justifica-se esta proposta por considerar que as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação adentraram na escola como recurso pedagógico de suporte para contribuir no processo de aprendizagem dos estudantes. O estudo teve como objetivo analisar a eficácia da metodologia da sala de aula invertida com o auxílio do Google Classroom nas aulas de Biologia em uma turma da 3ª série do Ensino Médio, na cidade de Manaus/Am. Neste espaço de sala de aula virtual, foram disponibilizados links de videoaulas, e atividades a serem respondidas a partir da visualização dos materiais postados, com o intuito de subsidiar os conhecimentos prévios dos conteúdos a serem estudados pelos alunos, e assim, se tornar uma aprendizagem significativa. Esta investigação, quanto ao método de abordagem, caracterizou-se como pesquisa ser método misto, que conjuga as abordagens qualitativa e quantitativa; quanto aos objetivos, como pesquisa exploratória, e quanto aos procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa de campo, com observação participativa, caracterizada como sendo uma pesquisa-ação. Para a execução da pesquisa precisou-se aplicar, primeiramente, um Questionário Socioeconômico para verificar a viabilidade de acesso à sala virtual. A investigação do rendimento da aprendizagem dos alunos foi por meio das notas das avaliações escritas e/ou outros instrumentos avaliativos, o que possibilitou uma análise estatística para representar por meio de um valor único ou central o conjunto de informações dos resultados observados. E, por último foi aplicado o Formulário de Sondagem Online, para verificar o nível de satisfação dos alunos com a metodologia sala de aula invertida com o auxílio do Google Classroom, e apontar eventuais pontos a serem melhorados e/ou corrigidos, e ainda, o que se modificou após a experiência. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que a metodologia da sala de aula invertida foi eficaz no ensino de Biologia, pois os alunos pesquisados que se comprometeram em estudar com o método da inversão das aulas, obtiveram médias superiores aos alunos que não aderiram a proposta. E, ainda inferimos, a partir das observações, que a postura dos aprendizes mudou, isto é, eles foram (re)colocados no centro do processo de ensino e aprendizagem, tornaram-se protagonistas da construção do seu saber. Como proposta de continuidade da pesquisa, sugerimos estudar o uso da sala de aula invertida nas séries do ensino fundamental, a fim de verificar a eficácia nesse segmento. Palavras-chaves: Sala de aula invertida; ensino de Biologia; Google Classroom.

Descrição

Palavras-chave

Sala de aula invertida, Flipped classroom, Ensino de Biologia, Teanching Biology, Google Classroom

Citação

BENEVIDES, Viviane de Lima. O uso da sala invertida como metodologia no ensino de Biologia para o 3º ano do ensino médio em uma escola da rede estadual de Manaus-AM. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por