A contribuição do vídeo como linguagem no ensino-aprendizagem de conceitos científicos no 9º ano do ensino fundamental

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Data

2013-06-16

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Esta dissertação apresentada objetivou analisar como ocorre o ensino-aprendizagem de conceitos científicos no Ensino de Ciências tendo como mediação pedagógica a linguagem do cinema expressa nos vídeos que apresentam e discutem o conhecimento científico a partir do desenho curricular proposto para o 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, sua abordagem foi qualitativa à luz da Hermenêutica. A primeira etapa do estudo faz referência a uma pesquisa documental e de diagnóstico a partir da literatura existente, de modo a explicitar como um conjunto estruturado de signos interage com o pensamento a ponto de possibilitar a linguagem, que entre suas finalidades está a comunicação humana, bem como para clarificar como a linguagem, enquanto produto do pensamento, dota de significado o que está sendo visto e ouvido, a partir do uso do vídeo em sala de aula. A segunda etapa diz respeito a uma pesquisa de campo, no qual se fez visitas ao acervo da TV Escola, situado na Secretaria do Estado e Qualidade de Ensino – SEDUC/AM no prédio do Centro de Estudos Padre Anchieta – CEPAN. De modo particular, foram analisados os vídeos que apresentam, discutem e contribuem para a aprendizagem de conceitos científicos, de acordo com a Proposta Curricular do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de Ciências Naturais e Matemática, disponível na Gerência de Ensino Fundamental da secretaria em questão. No terceiro momento, foi selecionada uma instituição de ensino superior que forma professores de Ciências Naturais para avaliar em que medida ou proporção o vídeo está sendo utilizado na formação inicial. Foi feita uma investigação documental dos planos de curso dos professores que ministram as disciplinas consideradas estruturantes para o exercício da docência. A quarta etapa da pesquisa objetivou investigar as possíveis contribuições dos vídeos didáticos para a aprendizagem de conceitos científicos, a partir da concepção dos professores acerca do referido recurso sobre os seguintes aspectos: planejamento e avaliação do uso do vídeo em sala; finalidade da utilização do vídeo em sala de aula; critérios de seleção dos vídeos; abordagem e exploração do material audiovisual e possíveis produtos gerados; forma de obtenção dos vídeos, avaliação do comportamento dos estudantes antes, durante e após a exposição dos vídeos. As análises aqui apresentadas evidenciam a importância da linguagem do vídeo didático no contexto escolar, salientando que a partir dela, o professor de Ciências conduz o estudante a dois caminhos: ler o mundo, compreendê-lo, interpretá-lo ou se utiliza da função de comunicação daquele para alienar.

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Aprendizagem de conceitos científicos, Linguagem, Ensino de ciências, Cognição

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