A contribuição do vídeo como linguagem no ensino-aprendizagem de conceitos científicos no 9º ano do ensino fundamental
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Data
2013-06-16
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Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Esta dissertação apresentada objetivou analisar como ocorre o ensino-aprendizagem de conceitos científicos no Ensino de Ciências tendo como mediação pedagógica a linguagem do cinema expressa nos vídeos que apresentam e discutem o conhecimento científico a partir do desenho curricular proposto para o 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, sua abordagem foi qualitativa à luz da Hermenêutica. A primeira etapa do
estudo faz referência a uma pesquisa documental e de diagnóstico a partir da literatura
existente, de modo a explicitar como um conjunto estruturado de signos interage com o
pensamento a ponto de possibilitar a linguagem, que entre suas finalidades está a
comunicação humana, bem como para clarificar como a linguagem, enquanto produto
do pensamento, dota de significado o que está sendo visto e ouvido, a partir do uso do
vídeo em sala de aula. A segunda etapa diz respeito a uma pesquisa de campo, no qual
se fez visitas ao acervo da TV Escola, situado na Secretaria do Estado e Qualidade de
Ensino – SEDUC/AM no prédio do Centro de Estudos Padre Anchieta – CEPAN. De
modo particular, foram analisados os vídeos que apresentam, discutem e contribuem
para a aprendizagem de conceitos científicos, de acordo com a Proposta Curricular do 6º
ao 9º ano do Ensino Fundamental de Ciências Naturais e Matemática, disponível na
Gerência de Ensino Fundamental da secretaria em questão. No terceiro momento, foi
selecionada uma instituição de ensino superior que forma professores de Ciências
Naturais para avaliar em que medida ou proporção o vídeo está sendo utilizado na
formação inicial. Foi feita uma investigação documental dos planos de curso dos
professores que ministram as disciplinas consideradas estruturantes para o exercício da
docência. A quarta etapa da pesquisa objetivou investigar as possíveis contribuições dos
vídeos didáticos para a aprendizagem de conceitos científicos, a partir da concepção dos
professores acerca do referido recurso sobre os seguintes aspectos: planejamento e
avaliação do uso do vídeo em sala; finalidade da utilização do vídeo em sala de aula;
critérios de seleção dos vídeos; abordagem e exploração do material audiovisual e
possíveis produtos gerados; forma de obtenção dos vídeos, avaliação do comportamento
dos estudantes antes, durante e após a exposição dos vídeos. As análises aqui
apresentadas evidenciam a importância da linguagem do vídeo didático no contexto
escolar, salientando que a partir dela, o professor de Ciências conduz o estudante a dois
caminhos: ler o mundo, compreendê-lo, interpretá-lo ou se utiliza da função de
comunicação daquele para alienar.
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Palavras-chave
Aprendizagem de conceitos científicos, Linguagem, Ensino de ciências, Cognição
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