Aprendizagem significativa em espaços educativos: o uso dos quelônios como tema facilitador
Arquivos
Data
2013-05-22
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
A aprendizagem de conteúdos de ciências sempre foi um assunto de fundamental importância
nas escolas públicas. Os conteúdos científicos se manifestam de tal forma na vida cotidiana, que
é imperativo a aquisição destes para um melhor entendimento e interação da realidade. A
aquisição de conhecimentos da ciência também está relacionada à questão de onde e como
ocorre a aprendizagem. Neste contexto destacamos a Teoria da Aprendizagem Significativa
desenvolvida por Ausubel (1963) e sua importância nos diversos espaços educativos. Diante
desta realidade essa pesquisa buscou integrar a Teoria da Aprendizagem Significativa e os
espaços educativos utilizando a temática dos quelônios amazônicos, visando mostrar as
caracteristicas desses animais e a sua importância cultural e econômica. Sendo assim, o objetivo
desta pesquisa foi analisar a possibilidade de aprendizagem significativa em espaços educativos
usando os quelônios como instrumentos facilitadores do processo ensino- aprendizagem. Os
espaços educativos não formais institucionalizados visitados pelos estudantes foram: O
Laboratório de Anfíbios e Répteis e o Bosque da Ciência ambos no Instituto Nacional de
Pesquisas da Amazônia- INPA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizamos as técnicas de
observação, questionários, entrevistas e para análise das respostas dos estudantes recorremos ao
enfoque da análise de conteúdos. Os sujeitos de nossa pesquisa foram 50 alunos das turmas do 7º
do Ensino Fundamental do turno Matutino. Foi possível trabalhar a Teoria da Aprendizagem
Significativa dentro e fora da sala de aula, nos diversos espaços educativos, desenvolver
sequências didáticas e explorar os conhecimentos prévios dos estudantes. Nesses espaços os
estudantes puderam encontrar e descobrir recursos e cenários diferentes não encontrados na sala
de aula, além de vivenciar na prática o conteúdo abordado em sala. Diante do exposto
entendemos que é possível que os estudantes aprendam de forma significativa nos diversos
espaços educativos utilizando o tema dos quelônios como instrumento facilitador nesse processo
de ensino-aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
Aprendizagem significativa, Espaços educativos, Quelônios amazônicos
Citação
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil