Aprendizagem significativa em espaços educativos: o uso dos quelônios como tema facilitador

Imagem de Miniatura

Data

2013-05-22

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

A aprendizagem de conteúdos de ciências sempre foi um assunto de fundamental importância nas escolas públicas. Os conteúdos científicos se manifestam de tal forma na vida cotidiana, que é imperativo a aquisição destes para um melhor entendimento e interação da realidade. A aquisição de conhecimentos da ciência também está relacionada à questão de onde e como ocorre a aprendizagem. Neste contexto destacamos a Teoria da Aprendizagem Significativa desenvolvida por Ausubel (1963) e sua importância nos diversos espaços educativos. Diante desta realidade essa pesquisa buscou integrar a Teoria da Aprendizagem Significativa e os espaços educativos utilizando a temática dos quelônios amazônicos, visando mostrar as caracteristicas desses animais e a sua importância cultural e econômica. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a possibilidade de aprendizagem significativa em espaços educativos usando os quelônios como instrumentos facilitadores do processo ensino- aprendizagem. Os espaços educativos não formais institucionalizados visitados pelos estudantes foram: O Laboratório de Anfíbios e Répteis e o Bosque da Ciência ambos no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia- INPA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizamos as técnicas de observação, questionários, entrevistas e para análise das respostas dos estudantes recorremos ao enfoque da análise de conteúdos. Os sujeitos de nossa pesquisa foram 50 alunos das turmas do 7º do Ensino Fundamental do turno Matutino. Foi possível trabalhar a Teoria da Aprendizagem Significativa dentro e fora da sala de aula, nos diversos espaços educativos, desenvolver sequências didáticas e explorar os conhecimentos prévios dos estudantes. Nesses espaços os estudantes puderam encontrar e descobrir recursos e cenários diferentes não encontrados na sala de aula, além de vivenciar na prática o conteúdo abordado em sala. Diante do exposto entendemos que é possível que os estudantes aprendam de forma significativa nos diversos espaços educativos utilizando o tema dos quelônios como instrumento facilitador nesse processo de ensino-aprendizagem.

Descrição

Palavras-chave

Aprendizagem significativa, Espaços educativos, Quelônios amazônicos

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil