Matemática e interdisciplinariedade: um desafio para os professores de duas escolas públicas de Manaus
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Data
2013-03-28
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Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
A presente dissertação nasceu de uma pesquisa voltada para a interdisciplinaridade, a qual foi elaborada com o objetivo de fazer uma análise das concepções dos professores de Matemática, sujeitos da pesquisa, a cerca do ensino interdisciplinar através do currículo. Neste trajeto também foram analisadas as práticas desses profissionais. A pesquisa foi realizada em duas Escolas da rede pública estadual de ensino, localizadas na cidade de Manaus. Para atingir nosso objetivo optamos pelo método qualitativo de pesquisa fundamentado em Creswell (2007) e Gil (2010). Para nortear tal processo, adotamos como abordagem epistemológica a fenomenologia, pois esta nos possibilitou conhecer os aspectos ontológicos relatados pelos participantes da pesquisa. Os dados foram obtidos através das técnicas de observação (em sala de aula) e entrevistas (feitas com os professores). Participaram da pesquisa, sete professores, quatro professores da primeira escola e três da segunda, ambas pertencentes à mesma coordenadoria distrital. De posse dos resultados, verificamos que a maioria dos professores tem uma ideia geral de interdisciplinaridade e sabem da exigência das propostas curriculares sobre o ensino interdisciplinar, porém, não foi isso que encontramos na prática da maioria desses professores. Desta forma, a existência de uma ação interdisciplinar como apoio ao processo ensino-aprendizagem continua sendo, sem dúvida, um grande desafio.
Palavras-chave: Matemática. Interdisciplinaridade. Currículo. Professores.
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Matemática, Interdisciplinaridade, Currículo, Professores
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