A formação dos conceitos científicos nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para o Ensino de Ciências Naturais usando literatura infantil amazonense
Arquivos
Data
2020-12-10
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
A preocupação com o processo de aprendizagem das Ciências tem levado
professores e pesquisadores a realizarem investigações que identifiquem a
importância de valorizar os conhecimentos prévios dos alunos e sua relevância para
a formação dos conhecimentos científicos. Baseado nesse enfoque este trabalho
teve por objetivo Investigar a forma como o processo ensino-aprendizagem das
Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental está sendo desenvolvido
para a formação de conceitos científicos em função da aplicação dos PCN de
Ciências Naturais e da Proposta Curricular do Ciclo Básico do Ensino Fundamental
(CIBEF). Para tanto, utilizou-se na pesquisa a abordagem qualitativa, sendo
caracterizada por entrevista de grupo focal, entrevista semi-estruturada individual,
observação e descrição dos fenômenos. Para tal, realizaram-se observações das
aulas de Ciências Naturais em quatro turmas de 5º anos do Ensino Fundamental e
observações das ações das crianças no ambiente escolar de uma Escola Pública
Estadual. Posteriormente às observações e entrevistas, realizou-se uma atividade
investigativa em laboratório aberto (experimentação) baseada nas orientações de
Azevedo (in: CARVALHO, 2004) para busca de respostas aos problemas levantados
pelos alunos durante as aulas sobre os conceitos em estudo. Os resultados e as
análises foram registrados por meio de anotações escritas, fotografias e desenhos
dos alunos. As discussões dos resultados foram feitas sobre o enfoque da formação
dos conceitos cotidianos e científicos propostos na perspectiva da aprendizagem
construtivista baseada nas concepções de Piaget (1987), Vygotsky (1998) e Ausubel
(1980) além de outras contribuições de pesquisadores que se preocupam com o
processo da formação dos conceitos em Ciências. Os resultados da pesquisa e as
considerações do percurso realizado permitiram a elaboração e aplicação de uma
Proposta para o Ensino de Ciências Naturais inserindo a Literatura Infantil
Amazonense como organizador prévio facilitador da compreensão dos conceitos
científicos a serem estudados nas Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino
Fundamental.
Descrição
Palavras-chave
Processo ensino-aprendizagem, Ciências Naturais, Conceitos cotidianos e científicos, Organizadores prévios
Citação
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto