A Utilização da plataforma arduino no processo de aprendizagem da física por meio da abordagem STEAM
Arquivos
Data
2021-03-26
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
A presente dissertação consiste no resultado de uma pesquisa desenvolvida junto
a futuros professores de Física que traz como justificativa a problemática de alunos
do Ensino Médio, que a classificam como uma disciplina tediosa e de difícil
compreensão dificultando assim, a tarefa do professor no ensino e criando uma
apatia no aprendizado. Com os avanços no campo da eletrônica digital e
informática as comunicações e mais especificamente as telecomunicações
ganharam uma nova roupagem através do advento dos smartphone, smart TV e da
internet. Objetivou-se desenvolver um processo de Aprendizagem Centrado em
Tarefas (TCL) norteado pelos objetos de aprendizagem da Taxonomia de Bloom
Revisada em relação ao conteúdo de Termodinâmica em uma tuma de Licenciatura
em Física. A pesquisa teve enfoque qualitativo, exploratório e descritivo. Examinou se as possibilidades da aprendizagem prática da Termodiâmica usando a
plataforma de prototipagem eletrônica Arduino orientada pela educação STEAM
(Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) na modalidade de
Ensino Remoto. A metodologia aplicada consistiu em ambientar os participantes na
resolução de problemas do mundo real com o intuito guiá-los por uma
aprendizagem que envolveu a integração de diversas áreas do conhecimento
humano e contextualizada com os eventos e necessidades do século XXI, em uma
perspectiva prática. Os resultados dos dados foram analisados e discutidos nesta
dissertação. A conclusão é a de que a educação STEAM contribui para um
ambiente facilitador e promotor da aprendizagem da Termodinâmica a partir da
utilização do Arduino.
Descrição
Palavras-chave
Aprendizagem Ativa, Physics, Ensino de Física, Arduino, Educação STEAM, STEAM education
Citação
SILVA, Daniel Gomes da. A Utilização da plataforma arduino no processo de aprendizagem da física por meio da abordagem STEAM. 2021. 158 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.