A Utilização da plataforma arduino no processo de aprendizagem da física por meio da abordagem STEAM

Imagem de Miniatura

Data

2021-03-26

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

A presente dissertação consiste no resultado de uma pesquisa desenvolvida junto a futuros professores de Física que traz como justificativa a problemática de alunos do Ensino Médio, que a classificam como uma disciplina tediosa e de difícil compreensão dificultando assim, a tarefa do professor no ensino e criando uma apatia no aprendizado. Com os avanços no campo da eletrônica digital e informática as comunicações e mais especificamente as telecomunicações ganharam uma nova roupagem através do advento dos smartphone, smart TV e da internet. Objetivou-se desenvolver um processo de Aprendizagem Centrado em Tarefas (TCL) norteado pelos objetos de aprendizagem da Taxonomia de Bloom Revisada em relação ao conteúdo de Termodinâmica em uma tuma de Licenciatura em Física. A pesquisa teve enfoque qualitativo, exploratório e descritivo. Examinou se as possibilidades da aprendizagem prática da Termodiâmica usando a plataforma de prototipagem eletrônica Arduino orientada pela educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) na modalidade de Ensino Remoto. A metodologia aplicada consistiu em ambientar os participantes na resolução de problemas do mundo real com o intuito guiá-los por uma aprendizagem que envolveu a integração de diversas áreas do conhecimento humano e contextualizada com os eventos e necessidades do século XXI, em uma perspectiva prática. Os resultados dos dados foram analisados e discutidos nesta dissertação. A conclusão é a de que a educação STEAM contribui para um ambiente facilitador e promotor da aprendizagem da Termodinâmica a partir da utilização do Arduino.

Descrição

Palavras-chave

Aprendizagem Ativa, Physics, Ensino de Física, Arduino, Educação STEAM, STEAM education

Citação

SILVA, Daniel Gomes da. A Utilização da plataforma arduino no processo de aprendizagem da física por meio da abordagem STEAM. 2021. 158 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por