Formação contínua dos professores do Programa Ciência na escola: uma análise reflexiva para uma práxis emancipatória em Álvaro Vieira Pinto
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Data
2011-03-24
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Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Este estudo propõe buscar uma análise investigativa sobre a Formação Contínua dos Professores do
Programa Ciência na Escola a partir dos fundamentos da teoria educacional de Álvaro Vieira Pinto
(1909-1987). A base teórica de Vieira Pinto proporcionou neste estudo a legitimação epistemológica
de nossa discussão, garantiu o pensamento crítico-reflexivo como instrumento de análise investigativa. A teoria e o método não se dissociam, ambos se harmonizam em direção ao desvelamento do
objeto investigado. Neste trabalho de Mestrado, o método fenomenológico de abordagem sobre a
questão da formação de professores permitiu que o círculo investigativo caminhasse em sentido aos
resultados da pesquisa, visto que a fenomenologia contribui para que o fenômeno se mostre ao investigador com a finalidade de trazer à luz de nossas compreensões, a dialética interna do objeto
pesquisado. O itinerário de nossa investigação deságua num estudo de caso, procedimento métodológico em que o campo etnográfico sustentou as vozes dos sujeitos enquanto estes procuravam
construir um processo de autonomia e emancipação docente. Procuramos neste estudo olhar as contribuições do pensamento educacional de Vieira Pinto para uma crítica pertinente à formação de professores. Para esse educador, a dialética permite enxergar o lugar das contradições do objeto investigado, mobiliza o pensamento crítico em direção à autonomia. A hermenêutica também representa
neste estudo a possibilidade de entendimento sobre o sentido e significado atribuído a realidade
investigativa. É possível refletir a partir do pensamento de Vieira Pinto as contribuições de sua teoria
educacional ao Ensino de Ciências, uma vez que o conhecimento científico precisa ser questionado e
o Ensino de Ciências, na ótica desse autor, é pertinente para proporcionar uma alfabetização científica adequada às necessidades culturais dos indivíduos. Alfabetizar cientificamente o povo ou uma
sociedade é para Vieira Pinto, a possibilidade de intervenção contra a alienação cultural, pois ao
investir na formação dos professores, a sociedade legitima o destino social dos indivíduos e de sua
emancipação humana, proposta pautada na autonomia do pensamento crítico.
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Palavras-chave
Formação de Professores, Alfabetização Científica, Consciência Crítica, Emancipação, Vieira Pinto
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