Diagnóstico dos aspectos cognitivos afetivos e sociais que impulsionam a aprendizagem em processos de educação em Ensino de Ciências na Amazônia
Arquivos
Data
2011-05-06
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Este trabalho de pesquisa foi realizado em uma escola do Ensino Fundamental da rede publica
de ensino do Município de Manaus-AM e teve como objetivo construir um diagnóstico dos
aspectos cognitivos, afetivos e sociais que impulsionam a aprendizagem nos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental, buscando evidenciar elementos que possam contribuir com o processo
de Educação no Ensino de Ciências. Para isso foi utilizada a pesquisa com abordagem
qualitativa por percebê-la como um processo de análise e reflexão da realidade. Como
subsídios, os instrumentos utilizados para a coleta de dados no desenvolvimento da pesquisa
foram técnicas de entrevista e questionário aplicados no próprio ambiente escolar, tendo como
sujeitos, os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados das análises
permitiram concluir que os aspectos cognitivos, afetivos e sociais que caracterizam as práticas
pedagógicas no cotidiano escolar impulsionam o processo de aprendizagem, contribuindo para
que os professores reflitam sobre sua própria prática e seu contexto escolar.
Descrição
Palavras-chave
Aprendizagem, Ensino de Ciências, Aspectos cognitivos, Afetivos e sociais
Citação
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil