Avaliação psicopedagógica das estratégias do plano de ação interdisciplinar de 2011 a 2013 do poe - capes - uea
Arquivos
Data
2014-03-17
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
O trabalho apresenta a pesquisa realizada no Programa do Observatório de
Educação do Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia com o tema
intitulado Avaliação Psicopedagógica das Estratégias do Plano de Ação
Interdisciplinar de 2011 a 2013 do POE/CAPE/UE visando contribuir com a proposta
do quarto objetivo específico do Programa POE/CAPES/UEA, o de avaliar, com
todos os seguimentos que participaram do processo, os resultados das
metodologias aplicadas no Plano de Desenvolvimento da Educação, submetida à
CAPES/INEP sob edital n° 38/2010 cujo título é “O Campo interdisciplinar entre
Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais na Educação Básica, 9º. Ano,
em uma Escola Pública em Manaus”. Tendo como cerne da pesquisa a avaliação
piscopedagógica estudamos e dialogamos sobre o tema proposto buscando apoio
em teóricos que discutem acerca da importância e contribuições da psicopedagogia
no ambiente escolar. Apresentamos a importância da avaliação para o processo de
ensino e aprendizagem. Aprofundamos nosso estudo e pesquisa através das
publicações sobre as teorias da aprendizagem para compreender a importância dos
aspectos biológicos, psicológicos, social e cultural na estrutura cognitiva dos alunos.
Destacamos as contribuições da Interdisciplinaridade para o processo de ensino e
aprendizagem e por fim, pesquisamos as publicações do POE de 2011 e 2012 para
compreendermos o processo de aprovação, implantação e implementação das
estratégias investigativas e interventivas do programa na escola “Arthur Araújo”. O
tema nos remeteu à pesquisa qualitativa, sendo adotado o estudo de caso, em
consonância com outras técnicas de pesquisa, tais como: pesquisa bibliográfica,
exploratória e descritiva que se sustentaram pela observação, registro, análise,
correlação e descrição dos dados coletados. Para a coleta de dados utilizamos
como instrumento de pesquisa as entrevistas não-diretivas e os sujeitos
participantes da pesquisa foram os alunos do 9º. Ano do Ensino Fundamental, os
professores das disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, a
Equipe pedagógica da Escola e os Pesquisadores do Programa Observatório de
Educação da Universidade do Estado do Amazonas. O trabalho apresenta o
processo histórico e descritivo da proposta do Programa Observatório de Educação
POE/CAPES/UEA com suas nuanças, peculiaridade e ações desenvolvidas de 2011
a 2013. Concluímos a pesquisa apresentando as contribuições das Estratégias do
Plano de Ação do POE/CAPES/UEA, no triênio 2011 a 2013, para o processo de
ensino e aprendizagem na Escola “Arthur Araújo”
Descrição
Palavras-chave
Avaliação Psicopedagógica, Interdisciplinaridade, Processo de Ensino e Aprendizagem, POE/CAPES/UEA
Citação
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto