Avaliação psicopedagógica das estratégias do plano de ação interdisciplinar de 2011 a 2013 do poe - capes - uea

Imagem de Miniatura

Data

2014-03-17

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O trabalho apresenta a pesquisa realizada no Programa do Observatório de Educação do Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia com o tema intitulado Avaliação Psicopedagógica das Estratégias do Plano de Ação Interdisciplinar de 2011 a 2013 do POE/CAPE/UE visando contribuir com a proposta do quarto objetivo específico do Programa POE/CAPES/UEA, o de avaliar, com todos os seguimentos que participaram do processo, os resultados das metodologias aplicadas no Plano de Desenvolvimento da Educação, submetida à CAPES/INEP sob edital n° 38/2010 cujo título é “O Campo interdisciplinar entre Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais na Educação Básica, 9º. Ano, em uma Escola Pública em Manaus”. Tendo como cerne da pesquisa a avaliação piscopedagógica estudamos e dialogamos sobre o tema proposto buscando apoio em teóricos que discutem acerca da importância e contribuições da psicopedagogia no ambiente escolar. Apresentamos a importância da avaliação para o processo de ensino e aprendizagem. Aprofundamos nosso estudo e pesquisa através das publicações sobre as teorias da aprendizagem para compreender a importância dos aspectos biológicos, psicológicos, social e cultural na estrutura cognitiva dos alunos. Destacamos as contribuições da Interdisciplinaridade para o processo de ensino e aprendizagem e por fim, pesquisamos as publicações do POE de 2011 e 2012 para compreendermos o processo de aprovação, implantação e implementação das estratégias investigativas e interventivas do programa na escola “Arthur Araújo”. O tema nos remeteu à pesquisa qualitativa, sendo adotado o estudo de caso, em consonância com outras técnicas de pesquisa, tais como: pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva que se sustentaram pela observação, registro, análise, correlação e descrição dos dados coletados. Para a coleta de dados utilizamos como instrumento de pesquisa as entrevistas não-diretivas e os sujeitos participantes da pesquisa foram os alunos do 9º. Ano do Ensino Fundamental, os professores das disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, a Equipe pedagógica da Escola e os Pesquisadores do Programa Observatório de Educação da Universidade do Estado do Amazonas. O trabalho apresenta o processo histórico e descritivo da proposta do Programa Observatório de Educação POE/CAPES/UEA com suas nuanças, peculiaridade e ações desenvolvidas de 2011 a 2013. Concluímos a pesquisa apresentando as contribuições das Estratégias do Plano de Ação do POE/CAPES/UEA, no triênio 2011 a 2013, para o processo de ensino e aprendizagem na Escola “Arthur Araújo”

Descrição

Palavras-chave

Avaliação Psicopedagógica, Interdisciplinaridade, Processo de Ensino e Aprendizagem, POE/CAPES/UEA

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto