O tema água como incentivador na alfabetização ecológica dos alunos do 5º ano do ensino fundamental

Imagem de Miniatura

Data

2012-10-05

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

A água é um dos elementos mais importantes para os seres vivos. O uso e preservação deste recurso são de vital importância para a sobrevivência das espécies no planeta. A escassez da água está relacionada ao mau uso e poluição por parte do homem. Uma das alternativas para mudar esta situação é educar as pessoas em todos os níveis sociais, até criar consciência sobre este vital elemento. Apresenta-se neste trabalho uma proposta para trabalhar na escola o tema água, como incentivador na Alfabetização Ecológica dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, tendo como espaço educativo não formal de aprendizagem, os ambientes aquíferos da cidade de Parintins-AM. A pesquisa foi idealizada a partir de observações realizadas na lagoa da Francesa, que encontra-se em vias de degradação. Este quadro ambiental e educacional incentivou a investigação de ações educativas dos professores sobre como poderiam ser trabalhadas práticas educativas que conduzam a uma Alfabetização Ecológica dos estudantes, tornando-os aptos para questionar, conhecer, formular conceitos e agir em defesa da preservação e conservação dos ambientes aquíferos de Parintins. As análises qualitativas dos dados obtidos sugerem que a escola por intermédio de professor oportunize o estudante a pesquisar, levantar, comprovar, refutar hipóteses, construir seu conhecimento por meio de sua interação com o meio onde vive, reconhecendo, portanto, o diálogo existente entre o indivíduo e o meio ambiente em uma ação contextualizada para que possa por meio do conhecimento científico encontrar soluções para a problemática da água que está presente em nossa sociedade

Descrição

Palavras-chave

Alfabetização Ecológica, Ambientes Aquíferos, Espaços Não Formais

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto