O tema água como incentivador na alfabetização ecológica dos alunos do 5º ano do ensino fundamental
Arquivos
Data
2012-10-05
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
A água é um dos elementos mais importantes para os seres vivos. O uso e preservação
deste recurso são de vital importância para a sobrevivência das espécies no planeta. A
escassez da água está relacionada ao mau uso e poluição por parte do homem. Uma das
alternativas para mudar esta situação é educar as pessoas em todos os níveis sociais, até
criar consciência sobre este vital elemento. Apresenta-se neste trabalho uma proposta para
trabalhar na escola o tema água, como incentivador na Alfabetização Ecológica dos alunos
do 5º ano do Ensino Fundamental, tendo como espaço educativo não formal de
aprendizagem, os ambientes aquíferos da cidade de Parintins-AM. A pesquisa foi
idealizada a partir de observações realizadas na lagoa da Francesa, que encontra-se em vias
de degradação. Este quadro ambiental e educacional incentivou a investigação de ações
educativas dos professores sobre como poderiam ser trabalhadas práticas educativas que
conduzam a uma Alfabetização Ecológica dos estudantes, tornando-os aptos para
questionar, conhecer, formular conceitos e agir em defesa da preservação e conservação
dos ambientes aquíferos de Parintins. As análises qualitativas dos dados obtidos sugerem
que a escola por intermédio de professor oportunize o estudante a pesquisar, levantar,
comprovar, refutar hipóteses, construir seu conhecimento por meio de sua interação com o
meio onde vive, reconhecendo, portanto, o diálogo existente entre o indivíduo e o meio
ambiente em uma ação contextualizada para que possa por meio do conhecimento
científico encontrar soluções para a problemática da água que está presente em nossa
sociedade
Descrição
Palavras-chave
Alfabetização Ecológica, Ambientes Aquíferos, Espaços Não Formais
Citação
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto