Formação de professores de física no centro de estudos superiores de Parintins/UEA
Arquivos
Data
2012-10-16
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Essa pesquisa teve o objetivo de analisar como o currículo influência na formação de
professores no Curso de Licenciatura em Física do CESP/UEA de Parintins. Assim partiu-se
do conhecimento dos autores Nardi & Camargo (2008), Delizoicov e Angotti (1994), Moreira
(1986), Krasilchik (1987), referente ao currículo e a formação de professores de Física no
Brasil e no Amazonas, fato que está atualmente sendo amplamente discutidos em vários
trabalhos sobre formação de professores, alguns destes trabalhos estão relacionados no Estado
da Arte. A metodologia da pesquisa seguem as recomendações de Gil (2010), Creswell (2007)
para coleta e análise dos dados referentes às opiniões dos professores e estudantes do Curso
de Física sobre o processo de formação que estão envolvidos. A pesquisa é qualitativa,
caracterizando-se por utilizar o método fenomenológico. A técnica utilizada foi à entrevista
com oito professores que ministram aulas no curso Física e suas respostas foram relacionadas
com as respostas dos questionários desenvolvidos com noventa e dois estudantes do primeiro,
terceiro e quinto período Curso de Física. Identificamos que alguns professores desconhecem
o currículo do Curso de Física e desenvolvem suas atividades baseados nas ementas das
disciplinas. Os estudantes, independentes do período, também tem dificuldade em
compreender o que é o currículo e suas relações com sua formação pedagógica e profissional
no Centro de Estudos Superiores em Parintins. Alguns pontos do currículo de Física precisam
ser modificados conforme a realidade local, como a grade curricular, eficácia do laboratório
no ensino de Física, a metodologia dos professores. E, possivelmente, praticada esta proposta
haverá melhorias na formação destes professores de Física nesta Unidade.
Descrição
Palavras-chave
Currículo, Ensino Superior, Ensino de Física, Formação de Professor de Física
Citação
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto