O ensino de Ciências e a formação de conceitos científicos no 8º ano de uma escola pública de Manaus
Arquivos
Data
2019-05-31
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
A presente dissertação faz parte da Linha de pesquisa Educação em ciências, cognição e currículo, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia – UEA. A pesquisa teve como problema de pesquisa a seguinte indagação: Como se dá a formação de Conceitos Científicos no processo de ensinoaprendizagem nas aulas de Ciências Naturais no 8º ano do Ensino Fundamental? E como objetivo geral analisar a relação entre o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Ciências Naturais e a formação de conceitos científicos no 8º ano do ensino fundamental. Participaram da pesquisa uma (1) professora de Ciências e trinta e nove (39) estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública em Manaus (AM). Como técnicas de coleta de dados utilizamos: entrevista semiestruturada com a professora, observação do processo de ensino-aprendizagem e grupo focal com os discentes. Os dados foram analisados a partir da matriz Histórico-Cultural proposta por Vygotsky, utilizando-se as seguintes categorias de análise: a) Os conceitos científicos no ensino de Ciências; b) Conceitos espontâneos e a contextualização no processo de formação de conceitos científicos; c) Dificuldades apontadas pela professora no processo ensino-aprendizagem dos conceitos científicos; d) Problemas observados que dificultam a formação de conceitos científicos no ensino de Ciências; e) Indicadores do processo de formação de conceitos científicos. Analisamos os contextos do estudo, bem como a atividade docente na sala de aula, nos processos interativos da construção de conceitos científicos. Como resultado foi possível perceber que os estudantes, bem como a Professora não abandonaram suas formas mais primitivas de pensamento, o pensamento por Complexos. Percebemos que o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula se apresenta com extrema complexidade e dificuldade, visto que muitos dos aspectos necessários envolvidos na construção dos conceitos científicos não são abordados corretamente em sala de aula ou mesmo conhecidos pela professora. Palavras Chave: Formação de Conceitos Científicos. Ensino-Aprendizagem. Ensino de Ciências. Teoria Histórico-Cultural.
Descrição
Palavras-chave
Formação de Conceitos Científicos, Ensino-Aprendizagem, Ensino de Ciências, Teoria Histórico-Cultural
Citação
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto