A divulgação científica a partir das atividades de experimentação junto a alunos do ensino fundamental II

Imagem de Miniatura

Data

2018-03-20

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Considerando que a Divulgação Científica no âmbito escolar necessita ser apresentada como parte relevante do ensino para a compreensão dos fenômenos que estão presentes no cotidiano dos estudantes. Problematiza-se como a divulgação científica a partir das atividades de experimentação constituiu-se como estratégia significativa para os alunos do 9º ano. Para tanto, a pesquisa procedeu-se na Escola Municipal Professora Edinir Telles Guimarães localizada na zona leste da cidade de Manaus pela abordagem qualitativa, iniciou-se mediante duas perguntas em 2016 e uma entrevista em 2017 sobre a divulgação científica junto a experimentação. Para a interpretação dos dados utilizou a análise textual discursiva-ATD. Foi possível observar que a Divulgação Científica, com experimentação proporciona o interesse dos alunos nos fenômenos naturais como estratégia significativa no ensino de ciências, o que permite concluir que as atividades práticas contribuem com discussões sobre assuntos científicos. Palavras-chave: Divulgação Científica. Experimentação. Ensino Fundamental. Fenômenos Naturais.

Descrição

Palavras-chave

Divulgação Científica, Experimentação, Ensino Fundamental, Fenômenos Naturais

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto