A divulgação científica a partir das atividades de experimentação junto a alunos do ensino fundamental II
Arquivos
Data
2018-03-20
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Considerando que a Divulgação Científica no âmbito escolar necessita ser apresentada como parte relevante do ensino para a compreensão dos fenômenos que estão presentes no cotidiano dos estudantes. Problematiza-se como a divulgação científica a partir das atividades de experimentação constituiu-se como estratégia significativa para os alunos do 9º ano. Para tanto, a pesquisa procedeu-se na Escola Municipal Professora Edinir Telles Guimarães localizada na zona leste da cidade de Manaus pela abordagem qualitativa, iniciou-se mediante duas perguntas em 2016 e uma entrevista em 2017 sobre a divulgação científica junto a experimentação. Para a interpretação dos dados utilizou a análise textual discursiva-ATD. Foi possível observar que a Divulgação Científica, com experimentação proporciona o interesse dos alunos nos fenômenos naturais como estratégia significativa no ensino de ciências, o que permite concluir que as atividades práticas contribuem com discussões sobre assuntos científicos.
Palavras-chave: Divulgação Científica. Experimentação. Ensino Fundamental. Fenômenos Naturais.
Descrição
Palavras-chave
Divulgação Científica, Experimentação, Ensino Fundamental, Fenômenos Naturais
Citação
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto