A iniciação científica em Parintins/AM: uma análise do programa ciência na escola (PCE)

Imagem de Miniatura

Data

2012-04-22

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Neste trabalho apresentamos o resultado de pesquisa que buscou compreender, a partir do Programa Ciência na Escola (PCE), proposto pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (FAPEAM), o processo de Iniciação Científica (IC) no Ensino Fundamental. Para atingir o propósito, realizamos, inicialmente, levantamento bibliográfico a respeito de como os teóricos tratam a educação e o ensino de ciências, a fim de que tivéssemos um panorama amplo da utilização, ou não, da IC nas escolas observadas; na sequência, buscamos conhecer o PCE da FAPEAM, programa que surgiu com o propósito de promover a participação ativa de professores e estudantes das redes públicas estadual e municipal da educação básica, em projetos de pesquisa científicotecnológicas a serem desenvolvidos e aplicados nas escolas; posteriormente, elaboramos questionários semiestruturados, os quais foram respondidos por professores-coordenadores e estudantes-pesquisadores, o que nos ajudou a traçar o perfil desses sujeitos, assim como na obtenção dos dados que dessem a sustentação argumentativa para analisar o processo de IC do PCE, ou seja, antes, durante e após a sua execução. Os dados coletados, a partir dos sujeitos envolvidos no processo de IC, se referem aos projetos desenvolvidos em 2011, nas escolas da rede pública de Parintins/AM. Como fundamento teórico, tomamos por base os pressupostos de Chassot (2003; 2011), Demo (2010), Amâncio (2004), Galiazzi (2011), Orlandi (2001; 2004), Foucault (1996), entre outros. A pesquisa, de natureza qualitativa, possibilitou a reflexão de que nem sempre o PCE é tido como IC pela rede pública de ensino, razão pela qual alguns pontos necessitam de ajustes, a fim de se efetivar o ensino pautado na ciência no interior do Estado do Amazonas.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de Ciências, Programa Ciência na Escola, Iniciação Científica

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto