A iniciação científica em Parintins/AM: uma análise do programa ciência na escola (PCE)
Arquivos
Data
2012-04-22
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Neste trabalho apresentamos o resultado de pesquisa que buscou compreender, a partir do
Programa Ciência na Escola (PCE), proposto pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do
Amazonas (FAPEAM), o processo de Iniciação Científica (IC) no Ensino Fundamental. Para atingir o
propósito, realizamos, inicialmente, levantamento bibliográfico a respeito de como os teóricos tratam
a educação e o ensino de ciências, a fim de que tivéssemos um panorama amplo da utilização, ou
não, da IC nas escolas observadas; na sequência, buscamos conhecer o PCE da FAPEAM,
programa que surgiu com o propósito de promover a participação ativa de professores e estudantes
das redes públicas estadual e municipal da educação básica, em projetos de pesquisa científicotecnológicas a serem desenvolvidos e aplicados nas escolas; posteriormente, elaboramos
questionários semiestruturados, os quais foram respondidos por professores-coordenadores e
estudantes-pesquisadores, o que nos ajudou a traçar o perfil desses sujeitos, assim como na
obtenção dos dados que dessem a sustentação argumentativa para analisar o processo de IC do
PCE, ou seja, antes, durante e após a sua execução. Os dados coletados, a partir dos sujeitos
envolvidos no processo de IC, se referem aos projetos desenvolvidos em 2011, nas escolas da rede
pública de Parintins/AM. Como fundamento teórico, tomamos por base os pressupostos de Chassot
(2003; 2011), Demo (2010), Amâncio (2004), Galiazzi (2011), Orlandi (2001; 2004), Foucault (1996),
entre outros. A pesquisa, de natureza qualitativa, possibilitou a reflexão de que nem sempre o PCE é
tido como IC pela rede pública de ensino, razão pela qual alguns pontos necessitam de ajustes, a fim
de se efetivar o ensino pautado na ciência no interior do Estado do Amazonas.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de Ciências, Programa Ciência na Escola, Iniciação Científica
Citação
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto