O estágio supervisionado como componente curricular na formação inicial e continuada do professor de Biologia
Arquivos
Data
2012-08-01
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Pesquisa Dissertativa que trata da formação continuada de professores de Biologia, numa abordagem autobiográfica. Partindo do princípio de que o Estágio Curricular Supervisionado é um dos componentes curriculares no Curso de Licenciatura em Biologia, pergunta-se: o que é possível de ser analisado, a partir das experiências obtidas tanto durante o Estágio Supervisionado na formação inicial, quanto na formação continuada, em uma trajetória formativa de um professor de Biologia? A metodologia foi construída a partir do Método História de Vida, que se constitui na primeira parte do Capítulo -1, “Sobre a escolha do Método História de Vida”, onde abordamos, entre outros temas, “O autoconhecimento do pesquisador na compreensão do papel social do professor”. Na segunda parte, abordamos “Os fundamentos da trajetória formativa do pesquisador”, destacando a aquisição de uma nova postura: “o professor pesquisador”. No capítulo - 2, abordamos, na terceira e na quarta parte, respectivamente, aspectos relevantes como: “a formação dos professores e os profissionais da educação” e “o pesquisador no estágio curricular supervisionado”. O Capítulo - 3, na quinta parte, trata do resgate das narrativas do pesquisador no seu período de estágio de graduação, onde se ressaltam aspectos da autoconstrução e da identidade docente do pesquisador. E, por fim, na sexta parte: “O Estágio Curricular Supervisionado na Formação Continuada”, abordamos os pressupostos legais do estágio, o planejamento, as narrativas das práticas realizadas e tecemos nossas considerações finais.
Palavras-chave: Formação de Professores, Estágio Supervisionado, Autobiografia
Descrição
Palavras-chave
Formação de Professores, Estágio Supervisionado, Autobiografia
Citação
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto