O estágio supervisionado como componente curricular na formação inicial e continuada do professor de Biologia

Imagem de Miniatura

Data

2012-08-01

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Pesquisa Dissertativa que trata da formação continuada de professores de Biologia, numa abordagem autobiográfica. Partindo do princípio de que o Estágio Curricular Supervisionado é um dos componentes curriculares no Curso de Licenciatura em Biologia, pergunta-se: o que é possível de ser analisado, a partir das experiências obtidas tanto durante o Estágio Supervisionado na formação inicial, quanto na formação continuada, em uma trajetória formativa de um professor de Biologia? A metodologia foi construída a partir do Método História de Vida, que se constitui na primeira parte do Capítulo -1, “Sobre a escolha do Método História de Vida”, onde abordamos, entre outros temas, “O autoconhecimento do pesquisador na compreensão do papel social do professor”. Na segunda parte, abordamos “Os fundamentos da trajetória formativa do pesquisador”, destacando a aquisição de uma nova postura: “o professor pesquisador”. No capítulo - 2, abordamos, na terceira e na quarta parte, respectivamente, aspectos relevantes como: “a formação dos professores e os profissionais da educação” e “o pesquisador no estágio curricular supervisionado”. O Capítulo - 3, na quinta parte, trata do resgate das narrativas do pesquisador no seu período de estágio de graduação, onde se ressaltam aspectos da autoconstrução e da identidade docente do pesquisador. E, por fim, na sexta parte: “O Estágio Curricular Supervisionado na Formação Continuada”, abordamos os pressupostos legais do estágio, o planejamento, as narrativas das práticas realizadas e tecemos nossas considerações finais. Palavras-chave: Formação de Professores, Estágio Supervisionado, Autobiografia

Descrição

Palavras-chave

Formação de Professores, Estágio Supervisionado, Autobiografia

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto