O ensino com pesquisa como eixo articulador de uma pedagogia universitária na mobilização da totalidade da cognição
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Data
2012-08-21
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Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Este trabalho apresenta resultado de pesquisa realizada no curso de Mestrado Acadêmico em
Ensino de Ciências na Amazônia, qual teve como objetivo geral investigar em que medida o
ensino com pesquisa constitui-se processo pedagógico capaz de mobilizar a totalidade da
cognição constituindo-se no eixo articulador de uma pedagogia universitária. A pesquisa foi
realizada no Centro de Estudos Superiores de Parintins. A fundamentação teórica foi ancorada
em Sternberg (2010), Fonseca (2011), Ghedin (2011), Franco e Pimenta (2010), Silva (2011),
Masseto (2011) dentre outros que abordam a relevância do ensino com pesquisa no processo
de construção de conhecimentos por meio da participação crítica e reflexiva dos estudantes. O
percurso metodológico foi pautado na abordagem hermenêutica já que buscamos interpretar
nas literaturas e nas falas dos sujeitos os significados de um ensino com pesquisa. Para tanto,
usamos as técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e entrevista com docentes e
estudantes do curso de Biologia. Os resultados sinalizam que a didática do ensino com
pesquisa pode constituir-se como eixo articulador de uma pedagogia universitária na medida
em que mobiliza vários processos cognitivos, pois privilegia a capacidade que o estudante tem
de pensar, analisar, questionar e estimula a ação crítica e reflexiva da realidade permitindo-lhe
agir de forma inteligente sobre ela.
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Palavras-chave
Ensino com pesquisa, Cognição. Didática, Pedagogia Universitária
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